Netflix continua a aumentar seus preços e ações caem em 20%

Netflix continua a aumentar seus preços e ações caem em 20%

A Netflix é um nome em destaque quando se fala em streaming de filmes e séries, sem dúvidas. A empresa, porém, revelou em seu relatório financeiro que nem tudo está um mar de rosas ao informar que suas ações tiveram uma queda significativa no último trimestre de 2021.

Leia também:

Qual o melhor serviço de streaming?
Número de assinantes de serviços de streaming ultrapassa a marca de 1 bilhão

Netflix não alcança número esperado de assinantes para o período

Netflix

Um dos principais motivos para essa queda é que o relatório revelou que a plataforma teve 8,28 milhões de novos assinantes pagos nesse período, o que é um pouco menos do que o esperado pela empresa, de 8,5 milhões. Essa foi a quantidade obtida no ano de 2020.

O primeiro trimestre de 2022 também parece revelar algumas surpresas não muito agradáveis. A empresa tem uma expectativa de assinaturas adicionadas para cerca de 2,5 milhões. Porém esse valor é abaixo do obtido no primeiro semestre de 2021, que foi de 3,98 milhões, e também do palpite dos analistas, que apostaram em algo em torno de 6,93 milhões.

Toda essa situação da redução essas expectativas e por não ter alcançado o número esperado de assinantes no último trimestre de 2021, as ações da Netflix caíram em 20%. O lucro, entretanto, foi maior do que o visto no final de 2020, totalizando US$ 607 milhões conta os US$ 542 milhões da época. A receita da empresa também teve um aumento em 16%.

Quais os motivos para a diminuição do número de assinantes?

Netflix

Depois da divulgação dos resultados, o CEO da Netflix, Reed Hasting, fez um comunicado sobre os resultados e comentou um pouco sobre os motivos que podem ter levado a isso. Segundo ele, um dos principais foi o aumento da competição nesse mercado, o que não deixa de ser verdade.

Cada vez mais streamings estão sendo lançados e para mais e mais mercados. Só aqui no Brasil já existem diversas opções que rivalizam com a Netflix como Amazon Prime, HBO Max, Disney+, Star+, Globoplay, Telecine, entre muitos outros.

“Os consumidores sempre tiveram muitas opções quando se trata de entretenimento – competição que só se intensificou nos últimos 24 meses, à medida que empresas de entretenimento de todo o mundo desenvolvem sua própria oferta de streaming. Embora essa competição adicional possa estar afetando nosso crescimento marginal, continuamos a crescer em todos os países e regiões em que essas novas alternativas de streaming foram lançadas.”

Outro fator é que, com a pandemia, a Netflix ainda não conseguiu retornar aos níveis de lançamentos que eram vistos antes da COVID-19, já que a pandemia afetou o ritmo de gravações.

Por fim, ainda existe o motivo do preço. A Netflix continua aumentando os valores das suas mensalidades e recentemente anunciou um desses aumentos para os Estados Unidos e Canadá, que também pode ter afetado essa quantidade de novos assinantes.

Mas por que a Netflix está aumentando seus preços?

Netflix

A Netflix teve seu terceiro aumento de preço desde 2019 nos Estados Unidos, e atualmente conta com uma das mensalidades mais caras para streaming entre os líderes. E embora o valor unitário não seja tão grande, ele se torna significativo já que hoje em dia a maiorias das pessoas assinam mais do que 1 serviço.

O que acontece é que a empresa está empenhada em trazer mais produções, e os gastos com esses conteúdos continuam a crescer. A solução é ou aumentar o número de assinantes ou aumentar o valor da assinatura. Segundo Paul Erickson, analista sênior da Parks Associates, ela vai continuar aumentando esses valores devagar porque sabe que seus clientes estão bem enraizados e são leais.

Isso porque a plataforma está investindo cada vez mais em programação original, o que ajuda a manter os clientes presos a ela e também ajuda a atrair novos assinantes que querem ter acesso a esses conteúdos. A Netflix também está procurando investir em um portfólio ainda mais diversificado.

“Quanto mais eles puderem atender a todos os diferentes aspectos de diferentes famílias – seja especificidade de idioma, se for especificidade de mercado e estilo de vida – melhor”, disse Erickson.

Ou seja, com essa estagnação ou até mesmo diminuição no número de assinantes, é possível que o aumento da mensalidade de assinatura seja mesmo a solução mais viável para que a empresa mantenha o seu nível e a sua liderança. Mas, até quanto os assinantes estão dispostos a pagar? Essa é a grande pergunta, já que, nesse caso, o problema e a solução podem estar diretamente ligados.

Fonte: CNBC CNN , Netflix , TheVerge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X