FBI revela golpe usando QR Code falso. Saiba como se proteger

FBI revela golpe usando QR Code falso. Saiba como se proteger

O FBI (Departamento Federal de Investigação) emitiu uma notificação para chamar atenção para um novo golpe utilizando códigos QR, ou QR Code. Os criminosos estão manipulando esses códigos para que as vítimas sejam redirecionadas para sites maliciosos.

Esses sites geralmente pedem informações pessoais como login e até mesmo dados bancários, o que torna o golpe tão perigoso, principalmente para quem está começando a usar esse tipo de tecnologia agora. Saiba o que o FBI aconselha para se proteger.

Leia também:

Mais de 170 apps para Android aplicavam golpes em mineradores de bitcoin, afirmam pesquisadores
Golpe na praça: e-mail falso da Claro tenta roubar quase R$ 500 das vítimas

QR Code com informações modificadas

QR Code

O QR Code é uma espécie de código de barras, só que nesse caso no formato quadrado. Ele pode ser lido e identificado por uma câmera de smartphone e oferece um link que pode ser para um site, instalação de um aplicativo ou até mesmo para um pagamento direto.

O uso do QR Code aumentou ainda mais durante a pandemia do COVID-19 e, com isso, os criminosos passaram a usá-lo para seus golpes também. Eles conseguem manipular um código, seja trocando o original por um próprio ou até mesmo modificando algum QR Code físico, e fazendo com que ele direcione a vítima para um acesso perigoso.

Dessa forma, a vítima faz a leitura do QR Code no celular achando que é legítimo e então é direcionada para um site malicioso, que pede pelo login com senha ou informações de banco e conta. Tendo acesso a esses dados, os criminosos conseguem roubar as vítimas sem elas nem perceberem.

QR Code

Outra possibilidade é que esses códigos modificados já venham com malwares embutidos, permitindo que eles tenham acesso ao dispositivo da vítima e possam roubar dados pessoais e de bancos, até mesmo a localização. Usando essas informações eles podem realizar operações bancárias como transferências ou saques.

Os QR Codes também são utilizados hoje em dia por lojas para facilitar que seus clientes realizem pagamentos, e eles aproveitam desse fato também. Enviando e-mails falsos ou até mesmo modificando o QR Code original de um estabelecimento, eles fazem com que esses pagamentos caiam diretamente em suas contas.

É importante ressaltar que usar QR Code em si não tem problema nenhum e nem é uma prática maliciosa quando feita de forma certa, então a solução não é simplesmente parar de usar e sim saber como se proteger já que é possível evitar ser vítima de golpes como esses.

Como se proteger contra esses golpes de modificação no código QR

O FBI ofereceu algumas dicas para quem quiser saber como se proteger desses golpes:

  1. Quando for escanear um código QR, confira a página do site para ter certeza de que é mesmo o site que você deseja ir e até mesmo se parece autêntico. Procure por palavras escritas de forma errada ou com letras trocadas.
  2. Tenha sempre cuidado e, se possível, evite digitar informações pessoais como de login ou de dados bancários em qualquer site que tenha sido aberto a partir de um QR Code.
  3. Se você for escanear um código QR físico, confira pra ver se não tem nada colado por cima dele, como adesivos que são colocados por cima do original.
  4. Não faça download de aplicativos através de QR Code. Sempre prefira ir diretamente na loja de aplicativos do seu sistema operacional para instalar diretamente por lá, já que é mais seguro.
  5. Se você receber um e-mail de alguma loja ou empresa onde você fez uma compra há pouco tempo dizendo que o pagamento foi recusado e que só dá para fazer através de um código QR, suspeite. Entre em contato com essa loja ou empresa diretamente para confirmar. O mais indicado é fazer contato por telefone adquirido de uma fonte confiável, nunca das informações passadas no mesmo e-mail que você está suspeitando.
  6. Não use um aplicativo de terceiros para escanear QR Code, sempre utilize a câmera do seu celular de forma nativa. Isso aumenta o risco de instalar um aplicativo malicioso o que tenha algum tipo de malware. A maioria dos smartphones hoje em dia já contam com tecnologia nativa para ler QR.
  7. Se você receber um código QR de alguém que você conhece para fazer algum tipo de pagamento, sempre entre em contato com a pessoa por telefone ou pessoalmente para ter certeza de que é ela mesmo e que seu aparelho ou login não foram roubados.
  8. Evite fazer compras e pagamentos em um site que você entrou a partir de um QR Code. Sempre prefira escrever o endereço do site manualmente ou acessá-lo através de uma busca no Google.

Lembrando que também existe um outro tipo de golpe utilizando QR Code e Pix, como já alertamos aqui no começo do mês. Esse golpe já está acontecendo aqui no Brasil e usa cópias de contas de serviços de streaming, operadoras e boletos oferecendo 5% de desconto ao pagar através de PIX pelo código.

Fonte: FBI

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X