Aplicativo promete medir pressão arterial pela câmera do smartphones

Aplicativo promete medir pressão arterial pela câmera do smartphones

A plataforma de saúde Binah.ai anunciou essa semana que está adicionando a opção de monitoramento de pressão arterial no seu aplicativo de saúde, que é disponibilizado a partir de empresas parceiras.

Segundo a empresa, o aplicativo será capaz de calcular a pressão arterial do usuário usando apenas o vídeo do seu rosto através da câmera do smartphone ou do laptop. Porém, especialistas já alertam que é preciso que a empresa mostre mais dados antes de confiar inteiramente nesse novo recurso.

Leia também:

Meta anuncia Inteligência Artificial que anima desenhos de crianças
Fifa já começou a usar Inteligência Artificial no VAR

Recurso utiliza inteligência artificial para monitorar pressão arterial

pressão arterial

Realizar o monitoramento da pressão arterial sem o uso do manguito tradicional já é um objetivo de longa data para os cardiologistas e empresas de tecnologia, principalmente porque facilitaria para que as pessoas pudessem medir sua pressão em casa de forma rápida e simples. O próprio CEO e cofundador da Binah.ai, David Maman, afirma que a solução veio justamente como forma de substituir os dispositivos de braçadeiras domésticos.

A nova ferramenta usada no recurso do aplicativo consegue analisar a luz refletida pelo rosto do usuário para calcular as mudanças no fluxo sanguíneo através de uma técnica chamada de fotopletismografia (PPG). Ela já é utilizada em outros aplicativos para monitorar coisas como níveis de oxigênio no sangue e frequência cardíaca.

Porém, usar essa técnica para medir a pressão arterial ainda é um desafio. Já existe uma certa progressão nesse caminho, mas os especialistas garantem que ainda é necessário que se tenha mais dados para realmente confiar inteiramente no recurso.

Jordana Cohen, uma professora assistente de medicina na Universidade da Pensilvânia e que estuda hipertensão, afirmou que acha “que é potencialmente viável que essa tecnologia possa ser usada no futuro, mas não vi evidências que sugiram que essa tecnologia esteja pronta para verificar a pressão arterial de forma confiável neste momento”.

Ainda é preciso de mais dados para aprovação

pressão arterial

Segundo Maman, o CEO da Binah.ai, a empresa já realizou vários estudos internos de validação do seu novo recurso. Embora os dados não tenham sido publicados, a empresa compartilhou um relatório básico de precisão afirmando que a ferramenta se equipara a equipamentos de medição de pressão arterial de nível de baixa precisão, como os usados em casa.

A professora Cohen, entretanto, afirma que esse padrão é usado para monitores típicos, que usam manguitos, e não para monitoramento com a ferramenta em PPG e, por isso, seria preciso ver mais dados de validação para se sentir realmente confortável com o uso do dispositivo.

Outros profissionais apontam outros pontos de destaques como a análise de como a ferramenta funciona em pessoas com diferentes tons de pele, que tenham pelos faciais ou até mesmo se estiverem usando algum tipo de maquiagem. “Não temos ideia de quais fatores humanos afetam a precisão da medição desse tipo de abordagem”, afirmou Ann Marie Navar, cardiologista do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas.

A empresa prometeu lançar um ensaio clínico usando esses dados no final de fevereiro, e o objetivo é conseguir uma aprovação da Food and Drug Administration (FDA). Por enquanto, o aplicativo e o recurso podem ser usados apenas como ferramenta de bem estar e não para fins médicos.

Lembrando que o aplicativo não é oferecido diretamente para os consumidores. A Binah.ai trabalha com empresas parceiras que implementam essas ferramentas em suas próprias plataformas. Aqui no Brasil ele já chegou pela IL.Health, por exemplo, e foi usada como reforço ao combate ao COVID-19 pela prefeitura de Belo Horizonte através do portal de consultas online.

Fonte: theverge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X