Meta anuncia Inteligência Artificial que anima desenhos de crianças

Meta anuncia Inteligência Artificial que anima desenhos de crianças

A Meta (novo nome da controladora do Facebook e do Instagram) anunciou um novo projeto que apresenta uma Inteligência Artificial capaz de animar desenhos feitos por crianças. A tecnologia é pioneira e identifica imagens humanoides para torna-las animadas com movimentos diversos como de andar, pular e dançar.

Já é possível acessar o protótipo através do site oficial do projeto, o Animated Drawings, onde os pais já podem enviar desenhos feitos pelos próprios filhos para ter o resultado animado. Ainda é possível compartilhar o resultado final, porém é preciso que o desenho siga algumas pequenas regras para tudo dar certo.

Leia também:

Intel afirma que o Metaverso precisará de mil vezes mais capacidade de computação
Baidu mergulha no multiverso com plataforma para conferências

Inteligência Artificial consegue identificar desenhos humanóides

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial do Meta consegue identificar algumas características básicas humanoides em desenhos, e por isso é preciso que ele tenha cabeça, duas pernas e dois braços, por exemplo.  Com isso, o IA pode identificar a figura como humana e também o que seriam as articulações para que a animação possa se mexer.

O sistema também precisa identificar todo o desenho e caso tenha mais elementos como objetos, eles precisam ser identificados e cortados da animação.

“Crianças desenham personagens únicos e criativos que exigem que pensemos um pouco diferente para reconhecer as pessoas e as coisas em suas imagens. Embora possa ser bastante simples para um pai ou professor ver o que o desenho de uma criança pretende mostrar, a inteligência artificial (IA) enfrenta obstáculos para essa tarefa porque os desenhos das crianças costumam ser construídos de maneiras abstratas.”

A detecção começa com o desenho como um todo. Em seguida, o sistema separa a figura e o fundo. O terceiro passo é separar todos os elementos do desenho (caso seja uma menina perto de uma árvore, com um sol brilhando no céu e um passarinho voando, por exemplo).  Por fim, com esses elementos separados, ele identifica apenas aqueles com formas humanoides.

A graça de usar desenhos infantis e o que torna essa ferramenta pioneira nesse sentido é que muitas IAs podem reconhecer desenhos realistas de humanos, porém ela consegue ir além e enxerga essas formas dentro do nível de variedade e imprevisibilidade dos desenhos infantis. Esses desenhos passam longe de imagens reais, sempre repletos de elementos fantásticos e da imaginação dos pequenos.

Inteligência Artificial

Segundo eles, o objetivo é que o sistema de IA possa “identificar e animar automaticamente as figuras humanas de desenhos infantis com uma alta taxa de sucesso e sem qualquer orientação humana”. Quanto mais perto essa inteligência artificial chega de realmente conseguir trabalhar com desenhos infantis, mais perto ela também chega de compreender o mundo de outros pontos de vista.

Atualmente é possível testar os recursos, mesmo que seja ainda um protótipo. Para isso, basta entrar no site clicando aqui, clicar em “Get Started” e enviar uma imagem clicando em “Upload Photo”. Depois disso, basta clicar em “Next” para que o sistema analise a imagem, aceitar os termos de compartilhamento e, por fim, clicar em “Next” de novo.

Caso gostem do resultado, ainda é possível compartilha-lo com amigos e família.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X