Baidu mergulha no multiverso com plataforma para conferências

Baidu mergulha no multiverso com plataforma para conferências

O Baidu, motor de busca muito popular na China, anunciou que também está entrando para o mundo do metaverso. Seu primeiro produto nessa categoria será lançado no final do mês e se chamará Land of Hope (Terra da Esperança), ou Xi Rang, em chinês.

O novo aplicativo será lançado oficialmente no dia 27 de dezembro como um site virtual para sediar a conferência para desenvolvedores de inteligência artificial (AI) da empresa, que acontecerá durante 3 dias.

Leia também:

Bill Gates prevê que em 3 anos a maioria das reuniões acontecerão no Metaverso
Facebook inicia o seu Metaverso com a plataforma Horizon Worlds

Multiverso do Baidu terá capacidade para 100.000 pessoas

Multiverso do Baidu

Essa será a primeira conferência chinesa que acontecerá no espaço de um metaverso, de acordo com a empresa, que também afirmou que a sua plataforma será capaz de receber até 100.000 participantes, todos interagindo ao mesmo tempo.

Ma Jie, vice presidente da Baidu e chefe do Xi Rang, disse que o metaverso ainda está em seus primeiros estágios de desenvolvimento, e que ainda vai levar um longo tempo até que toda a comunidade consiga construir e melhorar esse conceito.

O conceito do metaverso ganhou muita popularidade esse ano principalmente com a mudança do Facebook, que agora se chama Meta. A ideia é dada como o próximo passo da evolução da internet e pode ser definida como um espaço em 3D imersivo onde as pessoas podem interagir virtualmente.

Multiverso do Baidu

Na semana passada, o Meta (antigo Facebook), já anunciou que abriu seu mundo de realidade virtual, o Horizon Worlds, para mais usuários nos Estados Unidos e no Canadá, dando um grande passo em direção ao metaverso. Porém ele não é o único.

Muitas outras empresas já estão trabalhando com o conceito e trazendo suas próprias soluções, até mesmo algumas chinesas como é o caso das gigantes Tencent Holdings e NetEase, que já mostraram interesse em investir nesse mercado.

A Baidu tem como objetivo trazer um maior desenvolvimento de mecanismos de inteligência artificial e um sistema de computação em nuvem que poderá ser integrado a outros produtos desse universo virtual.

O metaverso começa a crescer na China

Essa discussão sobre o metaverso está em alta em diversos países, e a China não foge a essa regra. O mercado relacionado ao conceito já foi estimado pela Bloomberg em US$ 800 bilhões, o que daria algo em torno de R$ 4,6 trilhões, até 2024. Claro que isso vem chamando a atenção de muitas empresas de tecnologia, que já mostram interesse em ter uma parte dessa fatia.

Com isso, 3 estatais de telecomunicações da China se uniram para um acordo com outras empresas de tecnologia, formando assim o Comitê da Indústria do Metaverso. Essas estatais são a China Mobile, China Unicom e China Telecom. O acordo foi firmado em novembro, tornando-se assim o primeiro conglomerado do país a ser dedicado ao assunto.

Multiverso do Baidu

Porém, mesmo que muitas empresas chinesas queiram mergulhar nesse universo virtual, outras ainda têm certas ressalvas quanto a isso. Principalmente na parte da imersão total em um mundo virtual em relação a segurança nacional presente nesse universo.

Segundo o presidente da empresa de investimentos estatal Shenzhen Capital Group, Ni Zewang, o metaverso não vai gerar nenhum valor a menos que esteja vinculado a um “cenário de aplicação real”. Ele sugeriu ainda que o mercado estivesse em uma bolha territorial e isso pode ser ruim para o desenvolvimento da indústria.

Quando lançado, o Xi Rang será o primeiro metaverso chinês a chegar ao mercado. Segundo o Baidu, o mundo virtual será uma espécie de planeta das maravilhas, onde os usuários poderão encontrar monges treinados no kung fu e até mesmo personagens de desenhos animados como o Optimus Prime de Tranformers.

Fonte: scmp

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X