AMD anuncia o novo soquete AM5, compatível com os novos processadores

AMD anuncia o novo soquete AM5, compatível com os novos processadores

Se você usa uma placa-mãe compatível com os processadores da AMD, é bom ler esta notícia com atenção. Com a introdução da arquitetura Zen 4 dos chips Ryzen 7000 para desktops, a empresa precisou mudar o soquete utilizado nas placas-mãe. Antes era o AM4, que perdurou por 5 longos anos. Ele será substituído pelo AM5, que trará suporte a memórias DDR5 e barramento PCIe de quinta geração.

A diferença do AM5 para o AM4 é no tipo de conexão. O soquete antigo usava a conexão PGA (Pin Grid Array) com 1331 pinos. Já o soquete novo usa a conexão LGA (Land Grid Array) com 1718 pinos. Segundo a AMD, a conexão LGA melhora a integridade do sinal dos processadores.

Leia também
O que acontece se eu tirar a bateria da placa-mãe?
O que é a BIOS da placa-mãe e como atualizá-la?

Mas a principal mudança mesmo é física. No padrão PGA, como dá pra perceber claramente, os pinos que fazem a conexão do processador na placa-mãe ficam na parte de baixo do chip. Assim, os processadores com conexão PGA são cheios de pinos dourados. Já no padrão LGA os pinos ficam no soquete da placa-mãe. Os processadores compatíveis com esse padrão são lisos na parte de baixo.

LGA x PGA

Eu já vi gente botar a perder um processador compatível com soquete PGA por que entortou um dos pinos. É um problema bem frustrante quando acontece. Já no padrão LGA não há esse risco. Eu acho bem melhor o LGA mesmo.

Cooler continuam compatíveis

Quem está acostumado com hardware Intel sabe que se mudar o soquete você precisa, além de comprar uma placa-mãe nova, comprar também um cooler novo. Felizmente, os usuários AMD não passam por esse incômodo, já que os coolers compatíveis com o soquete AM4 também serão compatíveis com o soquete AM5.

Mesmo com o lançamento do novo soquete, o antigo não será completamente abandonado. Alguns processadores novos ainda deverão ser encaixados no soquete AM4. É o caso do Ryzen 7 5800X3D. Além disso, a AMD ainda deverá lançar outros processadores compatíveis com o soquete AM4. Podemos citar o Ryzen 9 5900X3D e o Ryzen 5950X30. De qualquer forma, o AM5 e os processadores compatíveis só serão lançados no segundo semestre de 2022.

AM4 se destaca pela sua longevidade

É difícil ver um soquete durar tanto tempo e ser compatível com tantos processadores diferentes. A AMD está de parabéns nesse ponto! O soquete AM4 foi lançado em 2016, juntamente com a primeira geração dos chips Ryzen.

De lá para cá já se passaram mais de 5 anos e algumas mudanças significativas de arquitetura. Por exemplo, da primeira para a segunda geração Ryzen houve uma mudança bem importante. Os chips deixaram de ser produzidos em 14 nanômetros e passaram a ser produzidos em 7 nanômetros. Além disso, houve a compatibilidade com o barramento PCIe 4.0. E mesmo assim o AM4 se manteve firme.

E é lógico que os usuários esperam que o novo soquete também tenha uma vida longa e próspera. De fato, é muito bom saber que você não precisará trocar de placa-mãe se quiser fazer um upgrade no processador.

Fonte: PC Gamer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X