Inspirando-se em 007, TV chinesa lança vídeo ‘zoando’ países ocidentais por terem medo da Huawei

Inspirando-se em 007, TV chinesa lança vídeo ‘zoando’ países ocidentais por terem medo da Huawei

A TV estatal chinesa lançou uma paródia de 007 zoando países do ocidente, especificamente os Estados Unidos e a Inglaterra, sobre terem medo da Huawei.

O curioso disso tudo não é a mídia chinesa —  controlada pelo governo do país — lançar materiais criticando países ocidentais, mas o vídeo em si.

Publicado no Twitter e no YouTube, o vídeo zoando os ocidentais apresenta dois agentes de inteligência de origem britânica, um homem e uma mulher, (uma alusão clara a James Bond, protagonista dos filmes 007) debatendo sobre os problemas da Huawei.

Os dois agentes se encontram em um castelo para receber instruções de seu misterioso líder, que informa haver uma prioridade excepcional aos espiões ocidentais.

O agente masculino é chamado James Pond, ou 0.07, (trocadilho com James Bond, se referindo ao termo utilizado pelos britânicos para atravessarem o atlântico rumo ao continente americano). Ele especula que os famosos delatores Julian Assange e Edward Snowden escaparam da prisão.

Como o vídeo foca nos Estados Unidos e no Reino Unido, o sobrenome Pond é em alusão ao termo utilizado pelos britânicos em viagem aos EUA. Pond significa lagoa, mas é um apelido do Oceano Atlântico, que, portanto, deve ser cruzado pelos britânicos.

Vídeo da TV chinesa tem referências de 007 e dos Flintstones

O agente James Pond alcança os maiores níveis possível do ridículo, pois, além do nome, o personagem não para de usar frases de personagens antigos da cultura americana, como Fred Flintstones.

Huawei 007 TV chinesa
O agente Pond usando o popular jargão de Fred Flintstone “Yabba Dabba Doo”

Enquanto eles aguardam as ordens, a mulher fala casualmente sobre a espionagem feita pela Agência Nacional de Segurança Americana, a NSA. (Edward Snowden está exilado por expor os métodos de espionagem dos EUA em outros países, incluindo o Brasil).

A espiã, ou 0.06, também menciona que a China aprimorou suas habilidades de propaganda estatal, mas no vídeo é revelado que isso foi algo feito pelos Estados Unidos em um momento bastante hilário (ou brega) do vídeo.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Assim que os agentes conseguem se comunicar com o seu líder, esse orienta James Pond a não comprar um celular da Huawei. O agente, ao perguntar o motivo, descobre que está sendo espionado pelo seu chefe.

Com isso, Pond pergunta “Por quê não a Huawei?”, antes de descobrir sobre a preocupação dos americanos sobre espionagem chinesa. No entanto, a agente 0.06 revela não haver provas concretas de espionagem e que tudo não passa de uma propaganda sinistra feita pelas agências de inteligência do ocidente.

Leia mais: Huawei acusada de pressionar empresa americana a instalar backdoor

Huawei 007 TV chinesa
O agente Pond perguntando o motivo de não poder usar aparelhos da Huawei

Ao final do vídeo, ambos os agentes recebem celulares certificados pela CIA, mas com a alusão de que esses são grampeados. Assista o vídeo completo abaixo (com legendas em inglês) para compreender o quão hilária essa produção pode ser.

Sobre a Huawei, a zoação tem um fundo de verdade

A paródia de 007 da TV estatal chinesa pode aparentar uma esquete do finado programa Hermes e Renato, mas o governo do país, de fato, acredita que a Huawei está sendo atacada por governos ocidentais.

O governo americano já expôs detalhes sobre como a China poderia, teoricamente, efetuar um ataque na infraestrutura de comunicação dos EUA. E, no mês passado, houve notícias de que espiões chineses conseguiram penetrar redes australianas em 2012 ao utilizar uma atualização de software da Huawei. 

Contudo, tal informação não possui informação concreta.

Para a China, os Estados Unidos estão sendo hipócritas ao acusá-los de espionagem tecnológica. Em fevereiro de 2019, um executivo da Huawei destacou que as revelações de Edward Snowden são um motivo para não acreditar nos argumentos do governo americano.

Leia também: Fabricante de drones DJI entra para a lista negra do governo dos EUA

Fonte: Gizmodo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X