Xiaomi 12 será o primeiro smartphone com Snapdragon 8 Gen 1

Xiaomi 12 será o primeiro smartphone com Snapdragon 8 Gen 1

O Xiaomi 12 está prestes a chegar ao mercado e, de acordo com o CEO da gigante chinesa, o aparelho será o primeiro smartphone com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1. 

Na última terça-feira (23/11), Qualcomm anunciou a alteração nos nomes de seus produtos, sobretudo os dos processadores. Portanto, o sucessor do Snapdragon 888 é o Snapdragon 8 Gen 1, que estará no Xiaomi 12.

Leia mais: Sucessor do Snapdragon 888 deverá se chamar Snapdragon 8 Gen 1

Similarmente, com a Xiaomi, houve também uma mudança de nomenclatura, pois a empresa chinesa batizou o seu modelo flagship apenas como Xiaomi 12, diferentemente dos antecessores, como, por exemplo, o Mi 11, lançado no ano passado.

Em agosto deste ano, a Xiaomi confirmou o fim da marca Mi — que, a propósito, só era utilizada fora da China —, com o fim de simplificar o seu branding.

“A partir do terceiro trimestre de 2021, a linha de produtos Mi será renomeada para Xiaomi. Essa mudança unificará nossa presença global e encerrará a lacuna de percepção entre a marca e os produtos”, disse a Xiaomi em um comunicado.

O Xiaomi 12 será mesmo o primeiro celular com Snapdragon 8 Gen 1?

Voltando ao assunto principal, ontem (30/11) houve a Snapdragon Tech Summit 2021, conferência anual realizada pela Qualcomm em que a empresa revela informações sobre seus processadores.

Durante a conferência, o CEO e fundador da Xiaomi, Lei Jun, fez uma aparição via vídeo confirmando o nome do novo aparelho e que esse contaria com o chipset Snapdragon 8 Gen 1.

Além disso, Jun afirmou que o Xiaomi 12 estará disponível em breve, mas sem determinar uma data exata. No entanto, um vazamento recente sugere que a empresa lançará o celular na China no próximo dia 12.

Outro anúncio interessante para dezembro é este aqui: Xiaomi vai inaugurar primeira loja física no Nordeste em dezembro

Por outro lado, a Motorola anunciou que o Moto Edge X30, também com o Snapdragon 8 Gen 1 será lançado na China no próximo dia 9, contradizendo, portanto, o que foi dito pelo CEO da Xiaomi sobre o Xiaomi 12.

Mas, como nada é certeza quando o assunto são grandes lançamentos, não podemos afirmar que o celular da Motorola chegará primeiro que o da Xiaomi.

Isso porque a Motorola especificou que irá “revelar” o seu novo smartphone com Snapdragon 8 Gen 1, mas o Xiaomi 12 pode começar a ser vendido primeiro, pois a empresa já anunciou a produção em massa do novo celular flagship.

Outras fabricantes que terão o novo processador da Qualcomm

Durante a apresentação, o CEO da Qualcomm, Christiano Amon, apresentou no telão uma variedade de logos de empresas que utilizam seus produtos, sugerindo que essas fabricantes também usarão o Snapdragon 8 Gen 1.

As seguintes fabricantes foram mencionadas: Asus, Vivo, Sony, OnePlus, Sharp, Motorola, HTC, Lenovo, Nubia, Meizu, Black Shark, Leica, Kyocera, Xiaomi, Oppo, Honor, iQoo, Samsung, ZTE, Poco, Realmi, Redmi, Fujitsu e HMD Global.

Christiano Amon, CEO da Qualcomm, durante a apresentação do Snapdragon 8 Gen 1. Créditos: Qualcomm

No entanto, isso não garante que todos os vindouros smartphones flagships dessas empresas terão o Snapdragon 8 Gen 1.

Contudo, Além da Xiaomi e da Motorola, a Oppo já confirmou que seu próximo celular flagship terá o Snapdragon 8 Gen 1, confirmando o lançamento do aparelho para o início do ano que vem,

Especificações do Snapdragon 8 Gen 1 

Xiaomi 12 Snapdragon 8
Nova arquitetura da GPU Adreno. Créditos: Qualcomm

Em outro texto, iremos abordar com maior profundidade as especificações do Snapdragon 8 Gen 1. Mas aqui vai um resumo:

  • CPU Kryo com frequência de até 3 GHz e cores Cortex-X2
  • Nova GPU Adreno 30% mais rápida que a anterior com 25% menos de consumo de energia
  • Modem 5G X65 a alcançar a velocidade de download de 10 Gigabit (1,25 Gigabyte)
  • Primeiro processador de sinal de imagem de 18 bit em celulares
  • Primeiro processador com captura de vídeo  8K HDR10+ em celulares
  • ISP (processador de sinal de imagem) sempre ativo para bloqueio e desbloqueio facial
  • Engine IA de 7ª geração da Qualcomm para análise de voz 
  • Bluetooth Low Energy para transmissões, gravações e chats de voz
  • Primeiro processador com suporte ao Android Ready Secure Element, novo padrão para chaves de carro digitais ou carteiras de motoristas

Leia também: Xiaomi planeja fabricar 300 mil carros elétricos por ano

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X