TikTok lança mais uma retrospectiva com Relatório de Música na plataforma

TikTok lança mais uma retrospectiva com Relatório de Música na plataforma

Embora já tenha lançado uma retrospectiva geral do que mais bombou na plataforma em 2021, o TikTok anunciou mais algumas listas de uma categoria que se tornou a principal em diversas redes sociais, a música.

O relatório de música homenageia os destaques que fazem parte dessa categoria e que fizeram bonito durante o ano de 2021 como faixas, artistas e momentos marcantes. Saiba como foi o universo musical do TikTok nesse período.

Leia também:

Instagram lança recurso de retrospectiva: saiba como fazer
Saiba como ver sua retrospectiva musical de 2021 no Apple Music

O importância da música no TikTok

TikTok

A música vem se tornando centro de todas as tendências em redes sociais, principalmente nas postagens de vídeos, que é o forte do TikTok. Além disso, grandes nomes dessa indústria estão se rendendo a esse tipo de visualização, até mesmo os artistas mais consagrados.

Um exemplo foi a chegada de Gilberto Gil na plataforma, sendo um nome já conhecido do mundo da música. Por outro lado, o serviço também agradece a chegada de novos talentos que se destacaram, como foi o caso de Marina Sena.

Roberta Guimarães, head de Conteúdo Musical do TikTok Brasil, afirma que:

“Os últimos 12 meses nos proporcionaram diversos momentos musicais, inspiraram nossa comunidade de mais de um bilhão de usuários e mostraram ao mundo a importância da música no TikTok. Temos orgulho em ser uma plataforma que abre as portas para novos artistas e músicas, bem como um espaço para músicos estabelecidos e sucessos clássicos, conectando-os a um público global e uma comunidade musical apaixonada como nunca antes”

Músicas mais populares no TikTok

@mc.pedrinhoofc

Consegui kkkkkk vamobora kkkkk

♬ Bipolar – Mc Davi & Mc Pedrinho & Mc Don Juan

Os famosos “MC’s” foram o grande destaque de 2021, com musicas que não saíram do modo repeat e estrearam em diversos vídeos no TikTok. Nomes como Mc Davi, Mc Pedrinho e MC Don Juan se tornaram populares por lá, e músicas como o hit Bipolar, que se tornou a número 1 no Brasil e em Portugal, acabaram virando uma fenômeno dentro e fora da internet.

Confira quais foram as outras faixas que se destacaram de acordo com a plataforma:

Artistas mais populares no Brasil

Simone TikTok

Além das músicas de sucesso, o TikTok também se tornou palco para a chegada de diversos artistas. Com isso, seus fãs tiveram mais uma chance de acompanhar um pouco sobre os conteúdos criados por eles. Seja como uma forma a mais de mostrar o seu trabalho ou apenas usando a rede social para se divertir como qualquer usuário, esses artistas se destacaram na plataforma.

É fato que a comunidade adora se sentir ainda mais próximo dos artistas que tanto admiram, e por isso esse ano os que mais bombaram por lá foram:

Melhores momentos musicais no Brasil

#ReflorestaComGil

Além de divertir, a música foi palco para diversos outros tipos de ações que tiveram como temas principais a saúde mental, a diversidade, a sustentabilidade e muito mais. O próprio Gilberto Gil marcou um desses momentos com o #ReflorestaComGil e o lançamento da sua canção sobre o tema e fazendo com que mais pessoas pensem sobre o reflorestamento e façam sua parte.

Outro grande exemplo foi o cantor Emicida e #AMúsicaSalva, em uma campanha feita durante o mês do Setembro Amarelo e que mostra como a música pode ser usada como cura para diversos males. Vários momentos se destacaram com hashtags incríveis como #LivreParaSer, com Pabllo Vittar, #NaMinhaPelePreta no mês da Consciência Negra e #AdotecomMarisa com Marisa Monte. Confira outro momentos que se destacaram:

  • #JãoNoTikTok, live com o cantor da nova geração do pop nacional
  • #ExpoNorteENordeste, com Pabllo Vittar, para enaltecer criadores das regiões Norte e Nordeste
  • #LendocomDjavan, 25 anos do álbum “Malásia” (1996) e entrada de Djavan na plataforma
  • #Anos2000, com Kelly Key, Supla e Yudi Tamashiro
  • #DiaDoEmo, com apresentação especial da banda Fresno
  • #LiveForYou, projeto que teve início com show da dupla Matheus & Kauan

TikTok ao redor do mundo

O TikTok ainda ressalta o quanto a música conseguiu conectar tantas pessoas ao redor do mundo em sua plataforma. Um exemplo é o resgate da tradição do Sea Shanty, que começou a ganhar força em fevereiro quando Nathan Evans postou suas interpretações à capella de músicas como The Scotsman e The Wellerman.

O sucesso foi tão grande que acabou fazendo com que muitas pessoas usassem a função Dueto do aplicativo para adicionar suas próprias harmonias. A hashtag #SeaShanty hoje em dia já conta com mais de 6,3 bilhões de visualizações e The Wellerman subiu nas paradas.

Além disso, o TikTok acabou também recebendo grandes artistas internacionais como Led Zeppelin e Rod Stewart.

Fonte: newsroom.tiktok

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X