CEO do Instagram confirma retorno do feed cronológico em depoimento ao governo americano

CEO do Instagram confirma retorno do feed cronológico em depoimento ao governo americano

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, confirmou que a empresa trabalha em uma versão do aplicativo que apresenta o feed cronológico aos usuários.

Inicialmente, o feed do Instagram era cronológico, mas de maneira reversa, ou seja, do mais recente ao mais antigo. Mas desde 2016, o Instagram organiza o seu feed de acordo com o algoritmo da plataforma.

Adam Mosseri, chefe de uma das principais empresas do Meta (Facebook), depôs ao Senado Americano sobre os possíveis riscos do Instagram em adolescentes e crianças.

O depoimento do chefe do Instagram ao Senado é relacionado à polêmica envolvendo a companhia de Mark Zuckerberg após a revelação de que o Instagram sabia dos efeitos negativos em jovens, mas, mesmo assim, não tomou nenhuma medida.

Você também deve ler!

A informação sobre a mudança no formato do feed do Instagram foi dada pelo próprio Mosseri, ao Senador John Thune. Segundo Mosseri, o Instagram trabalha para ressuscitar o antigo recurso há alguns meses.

O plano é implementar o feed cronológico no primeiro trimestre de 2022, de acordo com Mosseri. No entanto, o chefe do Instagram não informou sobre os detalhes sobre o como o novo feed funcionaria.

A nova (ou antiga) iniciativa do Instagram ressalta a maneira como o Meta (antigo Facebook), a empresa-mãe do Instagram, explora o conceito de escolha de algoritmo. Tal conceito já foi aplicado no Twitter, que permite alterar os modos de visualização do feed.

Instagram feed cronológico

O conceito de escolha de algoritmo é bem recebido por uma grande parcela dos desenvolvedores de mídias sociais, pois esses acreditam que os usuários devem ter a escolha de como engajar com o algoritmo de determinada plataforma

Por quê o Instagram retornará ao feed cronológico?

Como dito acima, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, depôs ao Senado Americano para prestar esclarecimentos sobre o vazamento da pesquisa interna que apontava que a rede social sabia dos efeitos negativos em adolescentes.

Desse modo, durante o seu depoimento, Mosseri justifica o retorno do Instagram ao feed cronológico para dar uma opção aos usuários de controlar a forma como o conteúdo é mostrado a eles.

Uma das possíveis justificativas para o retorno ao feed cronológico, além do conceito de escolha de algoritmo, é o fato de que os algoritmos costumam levar os usuários ao vício na plataforma.

Além disso, Mosseri também admitiu serem necessários mecanismos de regulação para manter a segurança das pessoas online, sobretudo nos recursos de controle dos pais no Instagram.

Adam Mosseri em depoimento ao senado americano. Créditos: NPR

“Especificamente, nós acreditamos que deve haver uma instituição na indústria para determinar as melhores práticas para empresas de mídias sociais para verificar a idade dos usuários”, afirmou Mosseri.

O chefe do Instagram ainda disse que, com esses mecanismos, a plataforma poderá atender a diferentes grupos de usuários, bem como fornecer controles para pais. Mosseri ressalta que tal instituição deveria receber apoio da “sociedade civil, dos pais e dos órgãos governamentais”.

No entanto, Mosseri se recusou a concordar de maneira explícita com a criação de uma instituição independente que não fosse liderada pelas grandes empresas de tecnologia.

Por outro lado, ele concordou com a importância de haver diretrizes que regulam a maneira como as redes sociais lidam com seus os usuários mais jovens.

Mosseri acredita que o Instagram é seguro para jovens e adolescentes

Após a revelação das pesquisas internas do Facebook, em setembro, quando a empresa ainda não havia mudado o seu nome para Meta, o governo americano organizou algo similar a uma CPI para investigar o conteúdo dessa pesquisa.

Leia mais: Meta reorganiza departamento de pesquisas após vazamento

Já depuseram no Senado a ex-gerente de produtos do Facebook, Frances Haugen, que vazou os documentos da pesquisa para o Wall Street Journal, e Antigone Davis, diretora global de segurança do Facebook.

No entanto, Mosseri é a figura de maior escalão do Meta (Facebook) a prestar depoimento desde o vazamento das pesquisas internas.

Instagram feed cronológico

É válido destacar que as pesquisas e documentos internos abordam uma série de assuntos, mas o que mais causou impacto foi a pesquisa feita pelo próprio Facebook sobre os impactos negativos na saúde mental de adolescentes.

Portanto, ciente de que o assunto principal seria esse, no início do seu depoimento, Mosseri afirmou que a plataforma trabalha há algum tempo para garantir a segurança e o bem-estar dos usuários adolescentes do Instagram.

“Além de garantir a segurança de crianças e adolescentes no Instagram, acreditamos ser importante dar suporte aos jovens que estão sofrendo com problemas de bem-estar e saúde mental”, afirmou Mosseri.

Contestado durante quase toda a sessão, Mosseri foi evasivo em algumas questões e mais incisivo em outras.

Senadores colocam Adam Mosseri contra a parede

Ao fim do depoimento, o chefe do Instagram reconheceu sua responsabilidade pessoal de manter os seus usuários jovens seguros. A senadora Marsha Blackburn, do Tennessee, pediu para que Mosseri falasse diretamente aos pais cujos filhos foram afetados mental ou fisicamente pelo Instagram.

A senadora fez questão de especificar sobre adolescentes que tentaram, ou cometeram suicídio, devido aos impactos psicológicos causados pelo Instagram.

“Eu sou pai de três crianças. Eu não consigo nem imaginar como é a dor dos pais que perderam seus filhos [por suicídio]ou viram seus filhos se ferir de propósito”, disse Mosseri.

O executivo afirmou que, como chefe do Instagram, é de sua responsabilidade fazer o possível para manter as pessoas seguras.

“Se qualquer pessoa sofrer um impacto negativo em sua vida devido ao uso de nossas plataformas, isso é algo que eu considero muito sério”.

Por fim, Mosseri acrescentou acreditar que os pais sabem o que é melhor para os seus filhos, reiterando o valor do controle parental, que será lançado pelo Instagram no ano que vem.

Instagram feed cronológico
Mosseri confrontado pelos senadores americanos Marsha Blackburn e Richard Blumenthal. Créditos: NPR

Entretanto, o depoimento de Mosseri foi encarado com ceticismo por ambos os lados do senado. Aliás, a senadora Blackburn é do partido republicano, enquanto o líder do comitê, o senador Richard Blumenthal, é democrata, mas ambos concordam que o Instagram falhou em proteger os seus usuários mais jovens.

Fonte: NPR

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X