Apple irá desenvolver chipsets wireless para os seus dispositivos

Apple irá desenvolver chipsets wireless para os seus dispositivos

Após o sucesso do M1, a Apple continua a expandir seu setor de hardware, buscando engenheiros para desenvolver chipsets wireless, substituindo, portanto, chips de fornecedores terceirizados.

Um chipset wireless (sem fio) é um componente de hardware interno que permite a comunicação entre dispositivos sem fios. Sua presença é quase total, presente em PCs, celulares, notebooks e uma vasta gama dispositivos.

Leia também: Apple patenteia tecnologia que permite transferências super rápidas entre dispositivos

De acordo com uma matéria do Bloomberg publicada ontem (16), a Apple irá desenvolver os seus chipsets wireless em um novo escritório no sul da Califórnia.

Desse modo, assim como aconteceu com a Intel na época do lançamento do M1, os fornecedores desses componentes, como a Broadcom e a Skyworks Solutions, devem estar preocupados.

Segundo o Bloomberg, na proposta de emprego, a Apple quer profissionais com experiência no desenvolvimento de chips para modem e outros semicondutores sem fio.

O iPhone 13, por exemplo, conta com 4 componentes internos da Broadcom, incluindo o receptor de energia wireless, e 7 componentes da Skyworks.

Além disso, a Apple está em busca de profissionais para desenvolver chipsets wireless em um local em na cidade de Irvine, ondem ficam ambas as sedes da Broadcom e da Skyworks.

A sede da Broadcom em Irvine.

A estratégia da Apple, além de produzir seus próprios componentes, se baseia em expandir sua presença geográfica, permitindo que a empresa esteja presente em outro polo de engenharia.

Irvine é a casa de várias empresas da indústria tech e é uma opção para profissionais que não querem trabalhar na sede da Apple no tumultuado Vale do Silício.

Apple fabricando chipsets wireless já afetou os fornecedores

Apenas a publicação da matéria do Bloomberg, ontem (16), já fez com as ações de fabricantes de chipsets wireless caíssem. A Skyworks sofreu o maior baque, com suas ações caindo em 11%, a maior queda da empresa desde março do ano passado.

A Broadcom e a Qualcomm ficaram empatadas com quedas de 4%. Isso é apenas um sutil exemplo de como a Apple pode afetar outras empresas ao demonstrar interesse em desenvolver determinadas tecnologias.

Os produtos da Apple, sobretudo o iPhone, são uma importante fonte de lucro para os fabricantes de chips. Por exemplo, no ano passado, a Apple fechou um acordo com a Broadcom no valor de U$$ 15 bilhões pelo fornecimento de componentes wireless até 2023.

20% das vendas da Broadcom são para a Apple. E o caso da Skyworks é ainda pior, pois 60% de sua receita vem da Apple.

Apple chipsets wireless
Na placa mãe do iPhone 13, destacados laranja e amarelo, estão os módulos SKY58271-19 e SKY58276-17, ambos da Skywork. Esses módulos são um conjunto de chips responsáveis por fornecer conectividade Wi-Fi, LTE e Bluetooth. Créditos: IFIXIT

A expansão da Apple para Irvine ainda está no início. A empresa planeja aumentar sua presença gradualmente, enquanto organiza o retorno às atividades presenciais.

Mas a construção de uma sede em Irvine é mais um sinal de que a Apple quer o domínio de suas tecnologias. Os engenheiros que a empresa irá contratar irão trabalhar em chipsets wireless, circuitos integrados de frequência de rádio, SoC wireless. Além disso, esses engenheiros também irão desenvolver semicondutores para conexões Bluetooth e Wi-Fi.

Todos esses componentes citados acima são fornecidos pela Broadcom, Qualcomm e Skyworks.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X