WhatsApp prepara novo app para desktop

WhatsApp prepara novo app para desktop

O WhatsApp para desktop não é tão popular quanto a versão Web do aplicativo, já que ela pode ser acessada a qualquer momento sem precisar instalar nada, porém pode ser que isso mude em breve.

Acontece que o a empresa já está preparando um novo app para o WhatsApp Desktop, trazendo várias novidades, uma repaginada completa no visual e até mesmo funções que até então não eram encontradas na versão para computadores do mensageiro.

Leia também:

WhatsApp Beta ganha mensagens que desaparecem e função de ocultar “visto por último” só para alguns contatos
Vazam mais detalhes sobre as Comunidades do WhatsApp

Principais mudanças estão no visual

Quem revelou essas novidades foi o site Aggiornamento Lumia, que encontrou o novo aplicativo para Windows. Segundo eles, o app abraça a base Plataforma Universal do Windows (UWP). Ele ainda está em fase experimental, obviamente, porém já é possível notar algumas mudanças, principalmente na interface, que foi totalmente renovada.

WhatsApp Desktop

Um detalhe que dá para notar logo de cara é que a interface conversa bastante com o visual do novo Windows 11. Isso porque ao que tudo indica, o novo app do WhatsApp Desktop deverá ser baseado no design Fluent do Windows, e por isso os detalhes que lembram acrílico conversam muito bem com o visual da nova versão do sistema operacional lançada esse ano.

Isso também faz com que a cor verde predominante do WhatsApp seja praticamente extinguida, sendo vista apenas nos balões de mensagens enviadas.

Na parte lateral esquerda é possível ter acesso a lista de contatos com os chats mais recentes, onde é possível escolher um deles apenas clicando em cima. Também é possível fazer buscas dentro das conversas através do balão de pesquisa que fica na parte superior esquerda, logo acima dos chats. Ali também continuam os botões de + para criar um novo grupo e o símbolo de configurações. Nessas imagens ainda não aparece o botão para abrir os status.

Na parte direita fica a janela de conversa. Em termos de usabilidade não há muita diferença com o tradicional, então as mudanças são basicamente mais de visual mesmo. Em cima é possível ver o nome do usuário com a informação sobre “visto por último”. Nas imagens também não aparece a foto de perfil do usuário, mas como ainda está em fase experimental, esse detalhe deverá ser inserido posteriormente.

Aparecimento de novas funções para o WhatsApp Desktop

WhatsApp Desktop

O novo aplicativo deverá trazer, além da mudança visual, novas funções para o uso no computador. Uma delas poderá ser a nova função de desenho, que já está visível de acordo com as imagens e gifs publicados pelo site.

Para acessar a nova função basta clicar no botão de anexo. Ele mostrará duas opções, uma de arquivos e a outra de desenho. A opção de arquivos é a que já existe, onde abrirá o explorador de arquivos para que o usuário escolha um e compartilhe pelo mensageiro. Já a opção de desenho mostra uma tela em branco com alguns tipos de canetas para que o usuário faça um desenho na hora e envie para o contato.

O menu de configuração também revelou algumas mudanças, mantendo o visual do Windows. Ao abrir esse menu, é possível acessar as opções de privacidade, gerenciamento de conta e preferências de inicialização, como a versão padrão, porém a interface parece ainda em desenvolvimento.

WhatsApp Desktop

O WABetaInfo reforçou a novidade e os vazamentos e, segundo eles a nova versão do WhatsApp Desktop já vai chegar com a conexão de múltiplos dispositivos habilitada. Dessa forma, a versão do mensageiro para computador não seria dependente do smartphone como acontece atualmente. Além disso, ele traria também a opção de configurações avançadas.

Quando chega?

Por enquanto todas as descobertas do novo aplicativo do WhatsApp para desktop são apenas vazamentos e não há nenhuma confirmação oficial da empresa. Por isso, ainda não há nenhuma data prevista para quando ele começará a ser liberado para o público.

Como ele ainda está em fase de desenvolvimento, o novo app baseado em UWP ainda deve passar por um período de testes antes disso acontecer, então deve demorar mais um pouco. Além do novo aplicativo para o Windows, o WABetaInfo informou que eles também estão trabalhando em um novo app exclusivo para o macOS, porém ainda não há nenhuma informação ou vazamento sobre ele.

Fonte: Aggiornamenti Lumia, WABetaInfo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X