Sony suspende vendas de câmeras devido à escassez de chips

Sony suspende vendas de câmeras devido à escassez de chips

A escassez de chips afeta a Sony novamente, mas, desta vez, no setor de câmeras fotográficas. Assim como o PlayStation, as câmeras da Sony estão entre os principais negócios da empresa em termos de rentabilidade anual.

Leia também:

No entanto, hoje (23), a empresa japonesa declarou que não irá aceitar encomendas de várias câmeras da empresa, ressaltando a tendência, seguida por toda a indústria — de suspender a produção ou as vendas —, que a escassez de semicondutores desencadeou.

Novamente, assim como no caso do PlayStation 5, a decisão de suspender as encomendas das câmeras da Sony pode ser explicada pelos atrasos na cadeia de abastecimento de componentes.

Leia mais: Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes

A Sony afirmou que deixará de receber encomendas em grandes volumes para as câmeras Alpha 7 II e Alpha 6400, ambas do tipo mirrorless, ou seja, que não possuem espelho.

Sony escassez
A câmera Alpha 6400. Créditos: Sony

Além disso, a Sony suspendeu a venda para consumidores em lojas da empresa.

Na última sexta-feira (19), a Sony pediu desculpa aos seus clientes através de uma postagem no site japonês da empresa. 

Anteriormente, em uma postagem de outubro, a Sony alertou sobre possíveis atrasos em entregas de câmeras mirrorless, incluindo os aparelhos lançados em setembro.

A intenção da Sony é diminuir a escassez alterando o foco para a produção de novos produtos. No entanto, a empresa não tem previsão de quando o problema será resolvido.

“Iremos minimizar o impacto ao remontar partes dos produtos e construir inventários”, afirmou um representante da Sony.

Por fim, o representante da empresa afirmou que o “impacto se tornou mais severo que o esperado.

Decisão da Sony causará grande impacto no varejo

De acordo com o jornal Nikkei Asia, as encomendas da Sony, geralmente, crescem nos meses de outubro e novembro, ou seja, um pouco antes do período de compras do Natal.

Sony escassez
Loja da Sony em Sapporo, no Japão. Créditos: Sony

Desse modo, a ausência desses produtos durante o período de alta demanda pode desferir mais uma pancada no mercado de câmeras digitais, que já luta para sobreviver na era dos smartphones. Entretanto, no caso da Sony, a empresa investe massivamente nesse setor.

O jornal asiático afirmou que “uma visita a qualquer loja de eletrônicos serve para constatar que modelos flagship de câmeras da Sony, Nikon e Canon estão fora de estoque”.

Em uma das lojas que o Nikkei visitou, um funcionário afirmou que alguns desses produtos estão previstos para chegar apenas em 2022.

Esse funcionário ressaltou que a loja, bem como todo o varejo de eletrônicos, sofrerá com a falta de produtos para vender no período do Natal.

Ademais, o Nikkei informou que as lojas online também estão no mesmo barco. Utilizando o exemplo da loja online Yodobashi, 107 das 159 câmeras de tipo mirrorless estão “com poucas unidades”. E 21, ou 13% do total, estão completamente fora de estoque.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X