Video mostra que notch do MacBook Pro oculta informações de programas do MacOS

Video mostra que notch do MacBook Pro oculta informações de programas do MacOS

O novo MacBook Pro da Apple foi anunciado há poucos dias e chegou com algumas mudanças, principalmente no visual. A mais notável delas é a presença de um notch. Diversos fãs da empresa não ficaram muito satisfeitos com esse novo recurso, mas a Apple defendeu o notch afirmando que é uma forma inteligente de garantir mais espaço na tela.

As discussões a respeito do notch estão prestes a ficar ainda mais acirradas. Acontece que um usuário chamado Quinn Nelson, dono do Snazzy Labs, postou no seu Twitter alguns vídeos que detalham alguns errinhos e bugs causados pelo recurso no MacBook Pro.

Leia também:

Apple explica por que colocou notch no MacBook Pro
Novo MacBook Pro tem notch e pode custar quase R$ 80 mil

Notch do MacBook Pro esconde itens

Os vídeo revelam alguns problemas com o notch do MacBook Pro em relação a ferramenta de status onde os itens podem acabar escondidos atrás delas e também uma pequena inconsistência com o ponteiro do mouse e o comportamento diante do notch, mostrando que o macOS não parece estar muito bem adaptado à novidade.

O primeiro vídeo mostra o que acontece em um aplicativo que tenha vários itens de menu e não cabem todos no lado esquerdo do notch. Nesse caso, alguns desses itens são passados para o lado direito, porém existe uma inconsistência quando isso acontece.

Notch macbook pro

Quando o aplicativo em questão está em foco, não dá para mover o mouse por trás (ou dentro) do notch. Se você se aproxima dele movendo o mouse para a direita, ele simplesmente dá um salto através do notch. O mesmo acontece movendo para a esquerda.

Mas, se o Finder estiver em foco, a coisa muda de figura. O ponteiro do mouse pode passar por dentro do notch. Não é um problema muito grave, porém ainda assim é um pequeno bug que pode levar a mais discussões a respeito do notch.

Quinn também reclamou que, por tomar espaço na barra a direita, os aplicativos acabam tomando o espaço de alguns ícones da barra de status, mas isso é normal e aconteceria com ou sem o notch. Só que, nesse caso, isso vai acontecer com mais frequência, já que parte do espaço é ocupada pelo recurso.

https://twitter.com/SnazzyQ/status/1453143798251339778

Em um dos comentários, um usuário disse que a Apple fez isso para impedir que aplicativos mais antigos acabem ocupando espaço dentro do notch e ficando escondido lá. Mas isso parece que já está acontecendo de uma forma ou de outra.

É o que vemos no segundo vídeo postado por Quinn, que realmente mostra um bug do notch. Nele mostra que quando os itens da barra de status são expandidos, alguns acabam de fato se escondendo atrás do notch, e então o usuário não sabe o que tem escondido lá e as vezes nem percebe.

Ele mostrou isso acontecendo com o iStat. Os desenvolvedores afirmaram que não estão fazendo nada de incomum com o aplicativo, apenas “usando o padrão NSStatusItems, como a maioria dos aplicativos usaria para os itens na barra de status”.

O diretor executivo da Verge, Dieter Bohn, comentou sobre o caso, praticamente resumindo o problema ao dizer que “Então o time responsável pelo Menu de Itens nos aplicativos estava preparado para o notch, mas o time responsável pelo Menu de Status não estava? Lol”.

O problema não parece ser muito sério e provavelmente será facilmente reparado pela Apple, mas ainda é uma pena que eles não conseguiram fazer isso no período de testes. A empresa não se posicionou sobre o caso, mas é provável que uma atualização com a solução seja lançada em breve.

Fonte: 9to5mac

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X