Samsung inicia produção em massa de memórias DDR5

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR5

As novas memórias RAM DDR5 estão ganhando cada vez mais destaque já que prometem aos poucos substituir as DDR4 no mercado. Uma das grandes fabricantes de memória RAM é a Samsung, e por isso a empresa sai na frente, anunciando que começará a produção em massa de memórias DDR5 com 14 nanômetros, baseada na tecnologia EUV, e voltadas para computação de alto desempenho (HPC) e IA.

Leia também:

Corsair mostra as novas memórias DDR5 Vengeance
Memórias DDR5 devem chegar ao mercado 30% mais caras que as DDR4

Samsung promete memória DDR5 com alta velocidade

memória DDR5

As novas memórias prometem o dobro de desempenho atualmente encontrada nas memórias DDR4 atuais e, com isso, a Samsung espera que o novo processo de produção ajude a empresa a atingir velocidades inéditas no mundo da memória.

Atualmente as memórias DDR4 podem chegar a cerca de 3.2Gbps, e com as novas memórias DDR5, essa velocidade poderá aumentar para cerca de 7.2 Gbps.

Mas a velocidade não é a única vantagem do novo modelo. Os chips DDR5 da Samsung também permitirão um aumento na capacidade total dos sistemas, que atualmente são de mais ou menos 512 a 1 TB, e que passará para médias de 768 GB até 1,5 TB. O processo de 14nm EUV garante até 20% a mais de eficiência energética e também 20% de aproveitamento do wafer na produção dos chips.

memória DDR5

Jooyoung Lee, o vice-presidente sênior e chefe de produtos e tecnologia DRAM da Samsung Electronics, afirmou que:

“O novo processo EUV de cinco camadas da Samsung permite a maior densidade de bits DRAM da indústria, aumentando a produtividade em aproximadamente 20% (por wafer). Lideramos o mercado de DRAM há quase três décadas, sendo pioneiros em inovações de tecnologia de padronização-chave.”

A Samsung dá um grande salto, na esperança de ser a pioneira nesse mercado que terá uma demanda ainda maior no futuro, tanto para smartphones e computadores quanto para a internet das coisas e 5G.

Vale lembrar o que anúncio da Samsung é mais voltado para o mercado corporativo, já que foca em computação de alto desempenho. Porém, as memórias DDR5 também começam a conversar com o consumidor casual, já que em breve começarão a surgir opções para produtos mais básicos.

A própria Samsung já afirmou que pretende lançar produtos nessa área, porém ainda sem anúncios. Isso porque o custo inicial desses produtos será bem elevado, e a fabricante precisará encontrar uma forma que eles sejam condizentes.

Fonte: Samsung

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X