PCs da Dell quase foram lançados com MacOs, devido a um acordo com a Apple que não vingou

PCs da Dell quase foram lançados com MacOs, devido a um acordo com a Apple que não vingou

Steve Jobs é, sem dúvidas, um dos grandes nomes no setor da tecnologia com sistemas como o iOS e macOS. Essa semana completou-se 10 anos desde do seu falecimento, e muitos outros nomes dessa indústria prestaram suas homenagens à memória do antigo CEO da Apple.

Um deles foi Michael Dell, fundador da empresa Dell que leva seu nome. Michael, inclusive, contou mais detalhes sobre sua relação com Steve Jobs, e como uma parceria entre eles quase resultou com que os computadores da Dell rodassem o macOS.

Leia também:

10 anos sem Steve Jobs! Apple faz homenagem ao fundador da empresa
WWDC 2021: macOS 12 Monterey traz forte integração com ecossistema Apple

Steve Jobs queria que computadores viesse com Windows e macOS

A história surgiu na entrevista pra o CNET, onde Michael foi principalmente para comentar sobre o seu novo livro lançado, Play Nice But Win: A CEO’s Journey from Founder to Leader (Seja amigável, mas vença: a jornada do CEO de fundador para líder).

dell e macOS

Durante a entrevista, ele falou um pouco sobre Steve Jobs e sobre essa parceria. Segundo Michael, ele se tornou amigo de Steve Jobs logo depois de ele consolidar a Apple como uma grande empresa líder no setor de tecnologia.

Durante os anos 90, Steve teria visitado a Dell várias vezes com a intenção de fazer com que Michael adotasse o seu sistema operacional, o NeXT, em seus aparelhos. Na época Michael recursou a proposta, já que ainda não existia muito interesse do consumidor no sistema.

Já em 97, Steve voltou até ele, dessa vez com a proposta de licenciar uma versão do macOS, já que os engenheiros da Apple haviam conseguido portar o sistema operacional para máquinas x86.

dell e macOS

 

Michael até gostou da ideia, e decidiu aceitar pagar a licença dos computadores Dell que fossem vendidos com o macOS. Porém, Steve estava propondo que os computadores viessem com o macOS e o Windows instalados lado a lado, e com isso o consumidor escolheria qual queria usar.

 

Michael revelou que a ideia não lhe pareceu economicamente viável, já que ele teria que pagar a licença do macOS para todos os aparelhos, mesmo que os consumidores optassem por utilizar o Windows. Assim, essa parceria não foi seguiu adiante. Segundo Michael, na entrevista, isso “Poderia ter mudado a trajetória do Windows e o macOS nos computadores. Mas eles decidiram seguir em outra direção”.

dell e macOS

Porém, mesmo que a Dell e a Apple fossem empresas rivais, já que disputavam as mesmas fatias do mercado, Michael afirmou que ele e Steve Jobs ainda continuaram muito amigos. Ele contou ainda que na época do final dos anos 90, quando a Apple teve problemas, sem conseguir pagar suas contas, se ele fosse o CEO da empresa, “fecharia a companhia e devolveria o dinheiro todo para os acionistas”.

Por sorte, Steve não pensava da mesma forma. Hoje em dia, mesmo após 10 anos da sua morte e atualmente nas mão de Tim Cook, a Apple é uma das empresas mais lucrativas do mundo, e continua crescendo a cada ano.

Fonte: CNET

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X