Google processa a Epic Games por violação do contrato da Fortnite com a Play Store

Google processa a Epic Games por violação do contrato da Fortnite com a Play Store

Fortnite é um jogo bastante popular que traz muita diversão para os jogadores. Mas as coisas para o lado dos fornecedores do jogo não estão muito divertidas. A Epic, o Google e a Apple apresentam um novo capítulo dessa batalha judicial em relação ao game, dessa vez com uma acusação por parte do Google.

A empresa está processando a Epic por permitir que os jogadores possam utilizar métodos de pagamento alternativos dentro do Fortnite para Android e para iOS. Com isso, existe a alegação de que a publicadora estaria assim tendo acesso aos pagamentos que deveriam ir para a Google Play.

Leia também:

Microsoft Store permitirá que você baixe apps de outras lojas, como Epic Games Store e Amazon Appstore
Google considerou comprar a Epic Games, dona do Fortnite

Epic quer novos meios de pagamentos no Fortnite

Fortnite

A Epic já tinha processado tanto o Google quanto a Apple sobre esse assunto anteriormente. Segundo ela, as duas empresas funcionam como monopólios e devem ser forçadas a permitir que os desenvolvedores dos aplicativos possam adicionar seus próprios meios de pagamentos dentro deles.

A Apple já teve seu processo avaliado e a decisão foi favorável a ela, entretanto, a empresa da Maçã ainda deverá liberar métodos alternativos de pagamento, então ela está recorrendo a essa decisão para impedir que isso aconteça.

Dessa vez o foco é na batalha contra o Google, que alega que o Android é um sistema operacional mais aberto do que o iOS e nenhum desenvolvedor é obrigado a usar a sua loja virtual, Google Play. A empresa oferece diversos argumentos, e muitos deles bem parecidos com os oferecidos pela Apple, já que ela saiu vitoriosa na decisão final, de certa forma.

Fortnite

Em um dos argumentos, o Google alega que a Epic, “”não satisfeita com seus lucros imensos, entrou em um acordo legal com o Google, mas com o qual nunca teve a intenção de cumprir, escondendo suas intenções reais para provocar uma batalha legal e de replações públicos, que continua até hoje”. Isso de fato acontece de certa forma, já que a Epic já chegou a trazer o fato a público para que os fãs do jogo se posicionem contra as empresas rivais.

O processo ainda está sendo avaliado e será julgado pela Justiça dos Estados Unidos.

Apesar de tudo isso, os registros do processo trazem uma informação interessante, de que “a Epic esperava revitalizar Fortnite ao mudar seu modelo de negócio, onde jogadores-desenvolvedores poderiam criar novos conteúdos e a Epic compartilharia parte desse lucro com esses criadores”.

Isso pode ser um forte indício de que a empresa quer de fato trazer uma nova jogabilidade para o jogo, afastando mais do modelo battle royale e aproximando mais do modelo de modo criativo como Minecraft e Roblox.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X