Microsoft ensina a habilitar TPM 2.0 para instalar Windows 11

Microsoft ensina a habilitar TPM 2.0 para instalar Windows 11

Um dos pré-requisitos para instalar o Windows 11 que mais está dando o que falar é a presença do TPM 2.0. Muitos usuários estavam esperando que ele deixasse de ser essencial para a instalação da nova versão do sistema operacional do Windows, porém isso não irá acontecer.

E para comprovar isso, a própria Microsoft postou em suas redes sociais que esse ainda é um item importante a ser verificado para quem pretendo usar o Windows 11. Na própria publicação a empresa mostrou um pequeno tutorial para verificar a presença do módulo, mas no site deram mais detalhes.

Leia também:

Microsoft diz que o Windows 11 será mais rápido que o Windows 10 no mesmo hardware
Compatibilidade com apps Android no Windows 11 não estará disponível no lançamento

Confirmando a presença do TPM 2.0 no computador

O Trusted Platform Module (TPM) é um módulo que tem como função proteger dados do usuário e do sistema através de armazenamento de chaves de criptografia na máquina. A boa notícia é que os computadores mais modernos já contam com esse módulo nas suas placas-mãe, que pode ter sido implementado por software ou até mesmo de forma física.

Porém, em alguns casos, a máquina até tem o módulo, porém ele está desabilitado por padrão. Isso pode acabar confundindo algumas pessoas que podem acreditar não ter o TPM 2.0 em seus computadores. Para evitar que isso aconteça, a Microsoft postou um tutorial em seu site ensinando como verificar a presença e como habilitar.

Para ter acesso ao tutorial na versão em português é só clicar aqui. Para habilitar, é preciso que o usuário acesse as configurações da BIOS, o que pode ser um processo mais complicado para quem não tem muita experiência em informática.

No tutorial ele mostra duas formas de verificar ser o seu computador tem o TPM 2.0 ativado. Uma delas é acessando o console de gerenciamento da Microsoft ao apertar no teclado as teclas Windows + R e digitar “tpm.msc” sem as aspas.

Caso o seu computador tenha o TPM confirmado, é preciso confirmar se a Versão de Especificações é 2.0. Caso seja menor, o dispositivo não atenderá ao requisito para a instalação do Windows 11.

tpm 2.0

Caso você veja a mensagem de que “TPM compatível não pode ser encontrado”, significa que talvez ele esteja desabilitado. A Microsoft mostra como habilitar, mas recomenda que o usuário recorra a artigos da própria fabricante para saber como fazer. Infelizmente esses artigos estão em inglês, o que dificulta um pouco para quem não tem muito conhecimento do idioma.

“Se você não tiver certeza de como fazer as alterações necessárias nas configurações do TPM, recomendamos verificar as informações de suporte do fabricante do computador ou entrar em contato com a organização de suporte.”

Dessa forma, fica mais do que claro que a Microsoft não deixará de lado esse requisito para que o Windows 11 seja instalado. Lembrando que o Windows 11 já tem data de lançamento confirmada para 5 de outubro deste ano.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X