Japão anuncia seu primeiro time de eSport para idosos

Japão anuncia seu primeiro time de eSport para idosos

Quem disse que idosos não podem ser divertir com jogos online? A equipe de eSport Matagi Snipers prova que, além de se divertir, eles podem ser competidores também. A equipe é formada por idosos “gamers” e foi formada no Japão.

A Matagi Snipers é um time profissional sênior de eSport, e seu grande diferencial é que os participantes contam com uma idade entre 66 a 73 anos. Ela surgiu na província de Akita, no Japão e é composta por 8 homens e mulheres!

Leia também:

Activision Blizzard demite 50 funcionários da divisão de esports da empresa
Esports: Garoto de oito anos assina contrato de US$ 33 mil

Alguns jogadores idosos do time de eSport nunca tinham jogado antes

esports

A equipe de idosos gamers conta até mesmo com patrocinadores e, depois de se tornar notícia no país asiático, acabou viralizando nas redes sociais por ser um fato tão diferente e interessante.

Segundo a reportagem, o time foi formado para mostrar que os jogos online e eSport podem trazer benefícios para a saúde de adultos mais velhos. Além disso, como uma forma para que eles pudessem se conectar mais e interagir com os filhos e netos.

Quando a ideia foi lançada, 21 pessoas se inscreveram para fazer parte da equipe, porém apenas 8 conseguiram a vaga. E essa seleção não aconteceu por serem profissionais de jogos, já que muitos deles ainda nem tinham contato com a jogatina.

esports

É o caso de Eba, uma senhora de 67 anos que revelou na reportagem que, até então, nunca tinha jogado nenhum videogame na vida. Ela se interessou pela proposta porque viu na atividade uma forma de se manter sempre alerta, uma ótima prevenção para evitar problemas ou comprometimentos cognitivos.

“Quando eu jogo, tento formular estratégias e conversar com meus amigos, bem como utilizo ao máximo meus olhos e mãos. Achei que era bom para prevenir a demência. Quero continuar a fazer o meu melhor”.

Os Matagi Snipers surgem como a primeira equipe de eSport para idosos. Em 2017, um caso parecido aconteceu com um time sueco, os Silver Snipers, que jogavam CS:G0 e que eram patrocinados pela Lenovo. Porém a média de idades para a equipe era de 60 anos, enquanto os Matagi Snipers contam com uma média de idade de 70 anos.

Mais iniciativas para trazer a melhor idade para os games

Esports

Essa não é a primeira iniciativa do Japão nesse sentido, entretanto. No ano passado, a ISR eSports foi inaugurada na região de Kobe, e se trata de uma instalação exclusiva para que idosos possam jogar. Eles atendem pessoas a partir de 60 anos e tem como intuito mostrar como o mundo dos jogos podem ser benéficos mesmo para iniciantes.

Em entrevista, um dos seus frequentadores, um homem de 88 anos, admitiu que inicialmente não gostava muito de jogos. Porém, acabou descobrindo que existem “vários tipos diferentes” e, dessa forma, aprendeu que alguns desses tipos eram mais divertidos que outros em sua opinião.

A Global Web Index, uma empresa que trabalha com pesquisa de marketing, identificou que cada vez mais pessoas idosas estão se aventurando no mundo dos games. Segundo ela, nos últimos 3 anos, identificou-se um aumento de 32% nos jogadores que tem idades entre 55 e 64 anos.

Fonte: Kotaku e NHK

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X