Este é o Windowsfx 11, uma distro Linux brasileira com cara de Windows 11

Este é o Windowsfx 11, uma distro Linux brasileira com cara de Windows 11

O Linux é um sistema operacional que entra em diversas discussões, principalmente quando comparado ao Windows. Muitas pessoas não utilizam o Linux porque não estão familiarizadas com sua interface, enquanto o sistema da Microsoft já é mais do que conhecido, principalmente para brasileiros.

Foi pensando nisso que o brasileiro Rafael Rachid criou o Windowsfx, que é um sistema Windows baseado no Linux. Em resumo, o sistema operacional de Rafael oferece o Linux com a cara de um Windows.

Leia também:

Aplicativos Android no Windows 11 exigirão pelo menos 8 GB de RAM
Microsoft ensina a habilitar TPM 2.0 para instalar Windows 11

Linux com cara de Windows

Rafael utiliza o seu Windowsfx há 14 anos e nesse tempo tem ajudado a guiar muitas pessoas a utilizar e conhecer o Linux, porém com uma interface mais conhecida e amigável, a do Windows.

Segundo o criador, o Windowsfx surgiu como uma ideia para tentar suprir a falta do Windows 7 quando ele foi descontinuado pela Microsoft. Quando isso aconteceu, muitos computadores acabaram se tornando obsoletos, e com o Windowsfx é possível que eles rodem em um sistema operacional disponível para que as pessoas continuassem seus trabalhos sem precisar comprar uma máquina nova para isso.

Linux com Windowsfx

Além do sistema utilizar uma interface parecida com a do Windows, Rafael ainda importou algumas funcionalidades do sistema operacional da Microsoft, ajudando ainda mais na identificação de quem o utiliza.

Seu grande alvo são pessoas que utilizavam seus computadores para o trabalho, como estabelecimentos mais antigos que poderiam ser prejudicados com a descontinuação de algumas versões do Windows, como aconteceu com o Windows 7. Além de evitar a necessidade de uma máquina nova, essas pessoas podem continuar usando softwares de venda que foram feitos para essas versões mais antigas do Windows.

Windowsfx chega na mais nova versão do sistema operacional da Microsoft

A grande novidade dessa vez é que no último dia 17, Rafael lançou uma nova versão do Windowsfx, dessa vez baseado no Ubuntu 20.04 LTS Neon e com o visual muito semelhante ao Windows 11, que ainda nem foi lançado oficialmente pela Microsoft.

No vídeo é possível ver como o sistema funciona e como a interface está bem parecida com a nova versão do Windows. O melhor de tudo é que para rodá-lo não é necessário ter os requisitos do Windows 11 como a obrigatoriedade do TPM 2.0.

O Windowsfx pode ser ativado por uma chave que custa 20 dólares, porém ele também é oferecido em uma versão gratuita que conta com algumas ferramentas básicas para quem quer experimentar. Existem várias versões do sistema, inclusive um Windowsfx 10 que tem compatibilidade com a famosa plataforma de jogos Steam, além de poder instalar o Lutris, um gestor de jogos livre e de código aberto para sistemas operacionais baseados em Linux.

Assim, pode ser uma ótima forma de curtir vários jogos sem precisar ter que instalar um sistema operacional novo para isso.

Fonte: windowsfx

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X