Gigabyte sofre ataque hacker; cibercriminosos ameaçam expor 112 GB de dados

Gigabyte sofre ataque hacker; cibercriminosos ameaçam expor 112 GB de dados

A Gigabyte é umas das maiores fabricantes de placas-mãe em todo o mundo, e talvez devido a isso foi vítima de um ataque hacker ransomware. A empresa não deu muitos detalhes, mas o grupo hacker responsável foi o RansomExx, que criptografou os dados e ainda ameaçou vazá-los.

Leia também:

Avaddon, um dos ransomwares mais perigosos, encerra atividades
Acer sofre ataque ransomware que exige 50 milhões de dólares

De acordo com o BleepingComputer, a ameaça foi de divulgar 112GB de dados da empresa caso o resgate não fosse pago. O ataque aconteceu durante a noite de terça-feira (03) e por causa dele, a empresa foi obrigada a desativar diversos sistemas. Como consequência, muitos clientes ficaram sem suporte como páginas de documentações e até mesmo acompanhamento de reparos.

Ransomware

Além das placas-mãe, a Gigabyte comercializa vários tipos de produtos como placas de vídeo, notebooks, monitores, e acessórios para computadores, entre outros.

Ataque à Gigabyte com ameaça

O mais grave no ataque não foi deixar os clientes na mão, entretanto, e sim a ameaça. O grupo ameaçou expor dados confidenciais da empresa, que incluíam documentos sigilosos de empresas parceiras como Intel, AMD e American Megatrends (AMI).

Ransomware  gigabyte

Esse tipo de ataque com extorsão dupla tem se tornado cada vez mais comum, principalmente com empresas grandes. Além de criptografar esses arquivos, eles ainda ameaçam divulga-los, tudo isso para fazer com que o pagamento saia mais rápido.

Geralmente os grupos hackers estabelecem um prazo para que esse pagamento seja feito e a ameaça acontece para que esse o pagamento não ultrapasse esse prazo. E para provar o que dizem, eles divulgam algumas amostras dos dados que estão em posse deles.

Ainda não se sabe como estão as coisas em relação à Gigabyte. Ainda não é claro se a empresa está aceitando os termos dos hackers ou não, já que alguns serviços ainda estão como indisponíveis ou instáveis.

Fonte: Bleepingcomputer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X