Xiaomi se torna a segunda maior fabricante de smartphones, superando a Apple

Xiaomi se torna a segunda maior fabricante de smartphones, superando a Apple

A Xiaomi se tornou o segundo principal fabricante de smartphones, desbancando a Apple, adquirindo 17% do mercado global, de acordo com uma pesquisa da Canalys Research.

Agora, a gigante asiática, descrita por muitos como a Apple chinesa, fica atrás apenas de outra gigante asiática, a sul-coreana Samsung, que possui 19% do mercado global de smartphones. A Apple responde por 14% desse mercado.

Essa é a primeira vez que a Xiaomi chega no segundo lugar do Top 3 das maiores fabricantes de celulares, devido ao seus resultados de vendas no segundo trimestre de 2021.

A Huawei, anteriormente, já esteve nesse pódio, mas as sanções comerciais que a impediram de comprar componentes essenciais afetaram consideravelmente a divisão mobile da empresa.

Com a saída da Huawei da concorrência no mercado de smartphones, outras fabricantes chinesas investiram pesado em hardware e novas tecnologias, sobretudo a Xiaomi.

O lançamento de dois modelos flagship da empresa refletem essa postura mais agressiva. Um exemplo é o Mi 11 Ultra, que conta com uma das câmeras mais potentes da indústria até então, salientando a ambição da empresa de lançar modelos premium.

Xiaomi Smartphones
O Mi 11 Ultra. Créditos: Xiaomi

A expansão em mercados estrangeiros é o fator responsável pelo crescimento da Xiaomi no último trimestre. A empresa aumentou suas vendas em mais de 300% na América Latina, 150% na África e 50% na Europa Ocidental, de acordo com a Canalys.

Além disso, outro fator importante é que o segundo trimestre é mais ‘tranquilo’ para a Samsung e a Apple. Esse é o período em que ambas se preparam para lançar seus novos dispositivos.

Xiaomi investirá em smartphones high-end

O diretor da Canalys Research, Ben Stanton, afirmou que o preço médio dos aparelhos da Xiaomi, comparado com a Samsung e a Apple, é aproximadamente 40% e 75% mais barato, respectivamente.

Xiaomi Smartphones
Créditos: Canalys

“A maior prioridade da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas dos seus aparelhos high-end, como o Mi 11 Ultra. Contudo, será uma tarefa difícil, pois este é o mesmo objetivo da Oppo e da Vivo. As duas empresas investir alto no mercado premium para consolidar suas respectivas marcas”, disse Stanton.

A Oppo e a Vivo aparecem, respectivamente, no quarto e quinto lugar, ambas com 10% do mercado global.

Leia também: Bateria do Xiaomi Mi 11 Ultra pode durar até 14 dias com o novo modo Super Saver

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X