Windows 11 vai aproveitar estética do extinto Windows 10X

Windows 11 vai aproveitar estética do extinto Windows 10X

Em maio de 2021 a Microsoft anunciava o cancelamento do Windows 10X, uma versão mais simples do sistema operacional e com foco em dispositivos com duas telas. No entanto, parece que muito da parte estética do sistema será aproveitada no vindouro Windows 11. A próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo vazou na última terça-feira e revelou algumas semelhanças com o extinto Windows 10X.

Leia também
Vazam imagens da interface do Windows 11; confira
Microsoft irá encerrar o suporte ao Windows 10 em 2025

Experiência de configuração

O Windows 11 ainda é muito semelhante ao Windows 10 no final das contas, mas definitivamente há alguma influência do Windows 10X em seu design. A primeira coisa que você notará é a nova experiência de configuração.

Ao configurar uma máquina com Windows 11, o processo é muito mais visual, com imagens acompanhando cada etapa. Nas imagens abaixo, você pode ver um print do Windows 10X seguido de duas imagens do Windows 11. As capturas de tela do Windows 10X nesta notícia foram obtidas deste vídeo publicado no Neowin.

Windows 10X
Tela de configuração do Windows 10X
Windows 11
Tela de configurações de privacidade do Windows 11
Windows 11
Tela de configuração do OneDrive no Windows 11

No Windows 10, tudo era muito mais baseado em texto, mas a experiência do Windows 10X é muito semelhante ao que vemos hoje. Apesar disso, não é uma simples adaptação da experiência do Windows 10X.

Os ícones no Windows 10X usavam cores mais contrastantes, enquanto no Windows 11, estamos vendo principalmente tons mais próximos do azul típico do logotipo do Windows. Algumas partes da configuração usam uma aparência mais colorida. Os botões também foram ajustados e ficaram ainda mais redondos.

Menu Iniciar

A maior influência de design que o Windows 10X parece ter exercido sobre o Windows 11 é no novo menu Iniciar. A Microsoft está acabando com as Live Tiles (graças a Deus!) e usando ícones de aplicativos estáticos em sua maior parte.

O Windows 10X nos deu nosso primeiro vislumbre de como seria o novo menu Iniciar. E o Windows 11 também o usa. Na parte superior do menu Iniciar, você verá uma lista de aplicativos fixados ou usados recentemente, com documentos e pastas recomendados listados abaixo.

Você também pode ver que o ícone do menu Iniciar – e todos os ícones da barra de tarefas, na verdade – estão centralizados. No entanto, no Windows 11, você pode escolher onde deseja que eles sejam alinhados. Eu, particularmente, gostei bastante da centralização dos ícones na barra de tarefas.

Windows 10X
Menu Iniciar do Windows 10X
Windows 11
Menu Iniciar do Windows 11

Novamente, não é uma cópia exata. No Windows 10X, os menus do usuário e de energia foram movidos para o Centro de ações. No Windows 11, você ainda pode encontrá-los na parte inferior do menu Iniciar.

Cantos arredondados

Finalmente, uma coisa que provavelmente é um pouco mais sutil, mas muito bem-vinda, é a adição de cantos arredondados. O Windows 10X os tinha em quase todos os lugares e, embora não pareça ser o caso aqui ainda, já os vemos em algumas telas, como a Central de Ações.

Infelizmente, os cantos arredondados são a única coisa que a Central de Ações do Windows 11 parece ter pegue emprestado do Windows 10X. Vale lembrar que os controles de volume ainda não estão incluídos nas ações rápidas.

Windows 11

Windows 11 ainda é muito parecido com o Windows 10

Apesar de se inspirar no Windows 10X, ainda existem algumas coisas que não mudaram no Windows 11. A nova versão do sistema operacional da Microsoft manterá as coisas familiares, usando o mesmo design para os aplicativos que já conhecemos. Um bom exemplo é o Windows Explorer, que tem o mesmo design, apesar de usar novos ícones.

É importante observar que o que vimos até agora não é a compilação final. Sendo assim, podemos ver mais mudanças antes do lançamento público. Na verdade, não sabemos ao certo como esta compilação se compara ao que a Microsoft nos mostrará no dia 24 de junho. Só nos resta esperar para ver se teremos alguma surpresa.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X