Microsoft cancela Windows 10X, entenda o porquê

Microsoft cancela Windows 10X, entenda o porquê

A Microsoft confirmou ontem (18) que não há mais planos para lançar o Windows 10X, uma versão do sistema operacional com interface e recursos simplificados para dispositivos com duas telas.

O Windows 10X seria o sistema operacional do Surface Duo, com lançamento para este ano, que competiria com o Chrome OS no mercado. Certamente, a Microsoft enxerga como uma ameaça enorme o sistema operacional do Google.

Leia também: ChromeOS é segundo sistema operacional mais utilizado no mundo

Anteriormente, devido aos impactos da pandemia da COVID 19, a gigante da indústria tech decidiu que o foco do Windows 10X seria os notebooks de tela única. No entanto, agora o Windows 10X está oficialmente ‘enterrado’, pois a Microsoft optou por inserir Windows 10 as melhores partes do finado vindouro sistema operacional.

“Em vez de lançar no mercado, em 2021, um produto chamado Windows 10X, seguindo originalmente o que tínhamos em mente, optamos por tirar vantagem do processo de aprendizado durante o desenvolvimento do sistema e acelerar a integração da tecnologia 10X em outras partes do Windows e demais produtos da empresa”, confirmou John Cable, executivo da Microsoft responsável pelo serviço e entrega do Windows.

Photoshop agora roda nativamente no Windows 10 em arquitetura ARM

Alguns elementos do Windows 10X, como a escrita em comando de voz aprimorada e a nova tecnologia nos contêineres de aplicativos (app container),  já apareceram no Windows 10 para quem está inscrito no Windows Insider Program.

De acordo com Cable, a Microsoft decidiu cancelar o Windows 10X após conversas com clientes da empresas. Ele afirma que o time responsável percebeu que a tecnologia do Windows 10x poderia ser ter maiores utilidades se fosse entregue a um público mais amplo.

A Microsoft informou que irá continuar “a investir em áreas de foco da tecnologia 10X”, o que indica, possivelmente, que a próxima atualização Sun Valley terá vários elementos do Windows 10X.

A atualização Sun Valley, que promete ser a maior transformação no Windows 10 desde o seu lançamento, chegará no finalzinho deste ano, em outubro ou novembro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X