Photoshop agora roda nativamente no Windows 10 em arquitetura ARM

Photoshop agora roda nativamente no Windows 10 em arquitetura ARM

Em uma recente atualização, a Adobe removeu a designação beta do Photoshop, permitindo que a versão do aplicativo para Windows possa ser executado de maneira nativa em dispositivos com arquitetura ARM. É importante ressaltar que esses dispositivos precisam ter, no mínimo, 8 GB de memória RAM.

O Photoshop é o software de manipulação edição profissional de imagens mais popular do mercado. No entanto, o aplicativo – que roda apenas em sistemas operacionais de 64 bits – não estava disponível para o Windows 10 em computadores com arquitetura ARM64.

Um processador com arquitetura ARM é constantemente utilizado em dispositivos portáteis, pois o chip entrega um bom desempenho ao mesmo tempo que consome pouca energia.

Photoshop foi o primeiro software da Adobe a aparecer no Windows 10 em dispositivos ARM

Embora tenham aparecido posteriormente, os dispositivos da Apple com arquitetura ARM são mais populares que os computadores Windows, pois apresentam uma gama maior de softwares compatíveis e níveis melhores de desempenho.

Por exemplo, o Surface Pro X, da Microsoft, cujo processador conta com arquitetura ARM64, é um dispositivo híbrido entre um tablet e um notebook, com recursos perfeitos para edição de imagens que se aliam à sua mobilidade e portabilidade.

A Microsoft lançou o Surface Pro X em 2019, com recursos ideais para designers, mas incompatível com o Photoshop. Créditos: Microsoft

Entretanto, em contrapartida, o Surface Pro X, devido ao seu processador, não possuía compatibilidade com o Photoshop e, consequentemente, o mesmo apelo dos dispositivos da Apple com os designers.

Leia Também: Adobe diz que Photoshop é muito mais rápido no Mac com processador M1

Nesse sentido, a Adobe anunciou, em novembro do ano passado, que irá levar seus aplicativos, inseridos sob o guarda-chuva do Creative Cloud, para computadores que usam o sistema operacional Windows 10 em arquitetura ARM, permitindo, desse modo, que os apps rodem nativamente em hardware da ARM. O primeiro lançamento foi uma versão beta do Photoshop, também em novembro.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Agora, a Adobe anunciou que “o Photoshop roda nativamente” no Windows 10 em arquitetura ARM 64. No entanto, a Adobe alerta aos usuários que, especificamente, planejam continuar utilizando os aplicativos 32 bits da empresa, a não fazer o download do Photoshop.

“O Photoshop é compatível apenas com dispositivos 64 bits e a versão do Creative Cloud necessária para a instalação do Photoshop também é um software exclusivo para sistemas 64 bits. Não instale o Photoshop caso você queira continuar a instalar aplicativos 32 bits da Adobe”, de acordo com uma pequena nota no site oficial da empresa.

Recursos que não estão disponíveis em dispositivos ARM

A versão do Photoshop disponível em dispositivos com arquitetura ARM64 possui a maioria dos recursos das versões para outros sistemas.

Contudo, há algumas ferramentas e recursos que não estão disponíveis na versão do Photoshop com execução nativa no Windows 10 em máquinas com processadores ARM64. Confira abaixo:

  • Importar, Exportar e reproduzir em playback camadas com vídeos incorporados.
  • Filtro “Redução de Vibração”
  • Enviar Convite para Editar projeto. (A Adobe ensina uma maneira alternativa de enviar convites via Web, clique aqui para acessar).
  • Sincronização de Predefinição não está ativada no modo padrão
  • Suporte ao Windows Dial
  • Generator e recursos relacionados
  • Abrir ou inserir arquivos do formato U3D
  • Iniciar o Photoshop através do comando “Editar em” do Adobe Lightroom
  • Filtro “Pintura à Óleo”

Por fim, a Adobe afirmou que esses recursos devem aparecer na versão para ARM64, embora não tenha uma data específica.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X