Reino Unido investigará duopólio de Apple e Google na indústria mobile

Reino Unido investigará duopólio de Apple e Google na indústria mobile

O Google e a Apple estão sob uma investigação do governo do Reino Unido acerca do “duopólio” exercido pelas duas gigantes do Vale do Silício devido ao domínio sobre seus ecossistemas mobile.

Ecossistema mobile é o conjunto de portais (gateways) que dão acesso a uma variedade de produtos, conteúdos e serviços, como musicas, streaming de vídeo, compras e serviços bancários.

A investigação ficará por conta da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA), que realizará um estudo de mercado analisando os aspectos dos sistemas Android e iOS, de propriedade do Google e da Apple, respectivamente.

Além disso, o estudo fará uma análise sobre a forma como a Apple e o Google utilizam de sua posição de donas das duas principais lojas de aplicativos para explorar os consumidores e os desenvolvedores de apps.

A investigação será ramificada para analisar cada empresa separadamente.

De acordo com a CMA, o motivo do estudo é apontar se o domínio das duas empresas está desencorajando a competição.

Estudos de mercado são feitos para recolher informações antes de atualizar uma investigação legal.

Além desse estudo, a CMA já investiga a Apple e o Google há alguns meses, o que, de acordo com o diretor do órgão, Andrea Coscelli, revelou táticas “preocupantes” que podem afetar empresas e pessoas se continuarem sem monitoramento.

A CMA está preparando uma unidade focada especialmente na indústria tech, cujas maiores companhias, segundo o órgão, serão mais observadas e terão tratamentos mais rígidos.

Leia também: Apple, Facebook e Google podem ser proibidas de comprarem concorrentes

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X