Instagram e WhatsApp ganham novas funções para empresas

Instagram e WhatsApp ganham novas funções para empresas

Nesta quarta-feira (2) o Facebook, durante o evento F8 Refresh, apresentou algumas novidades relacionadas ao Instagram e WhatsApp, em especial para as empresas. O Instagram decidiu abrir a API do Messenger para todos os desenvolvedores, o que gera uma infinidade de possibilidades. Já o WhatsApp Business, que é a versão comercial do mensageiro, ganhará novas funções para tornar as mensagens mais atrativas e intuitivas para os clientes.

O principal objetivo dessas novidades é tornar mais fácil a comunicação entre empresas e clientes. Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta de vendas, em especial para as pequenas e médias empresas. Sendo assim, o mensageiro vai ganhar mais tipos de mensagens. Por exemplo, será possível avisar quando um determinado produto voltar ao estoque.

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Se o lojista/empresário decidir por usar um chatbot, que é uma ferramenta para automatizar as mensagens, ele também terá novidades. As opções de conversas se tornarão mais simples e as mensagens serão mais interativas. Assim, espera-se que a escolha das opções dure menos tempo.

WhatsApp Business

Isso inclui mensagens de lista, para que as pessoas possam fazer uma seleção em um menu de até 10 opções, e botões Responder, para que as pessoas possam fazer uma escolha de réplica rápida com apenas um toque”, afirmou o Facebook no comunicado oficial.

A API do WhatsApp Business também passou por mudanças. Atualmente, o tempo necessário para os desenvolvedores integrarem o mensageiro em suas plataformas é de algumas semanas. Esse tempo agora será reduzido para apenas 5 minutos. Então ficará muito mais fácil e rápido integrar o WhatsApp Business em soluções corporativas proprietárias.

Além disso, todos os desenvolvedores terão acesso à API do WhatsApp Business e do Instagram. Assim, eles vão poder integrar as mensagens que a loja recebe nas redes sociais em seus próprios aplicativos ou fluxos de trabalho. Com isso, espera-se que as conversas se tornem mais significativas e resultem em mais vendas e satisfação dos clientes.

O WhatsApp já recebeu outras funções voltadas para empresas antes. Por exemplo, em abril foi implementada a função de ocultar itens em falta no catálogo. Assim o cliente não perdia tempo perguntando por um produto que não estava disponível. Além disso, hoje em dia já é possível alterar a lista de produtos pelo computador.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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