Team Group anuncia linha de SSDs voltados para mineração de criptomoedas

Team Group anuncia linha de SSDs voltados para mineração de criptomoedas

Agora não temos apenas linhas de placas de vídeo voltadas para a mineração de criptomoedas, SSDs voltados para essa finalidade também já estão aparecendo. Após a revelação e grande interesse pela nova criptomoeda Chia, com seu método de mineração através de unidades de armazenamento, alguns fabricantes começam a se movimentar no sentido de abastecer o mercado com soluções específicas para esse novo hype do mercado. Uma das companhias que largam na frente neste sentido é a Team Group com a sua nova linha de SSDs batizada T-Creat Expert.

Ao invés de endossar a mineração através dos SSDs com parâmetros convencionais, o que não é uma opção inteligente, já que a chance de elevar o número de RMAs dessas unidades é bem factível, a Team Group está apostando numa nova linha de SSDs com parâmetros impressionantes, a fim de suprir a ânsia daqueles que desejam minerar a altcoin Chia.

Uma das imagens de divulgação da Tem Group bate na tecla da durabilidade da unidade. A imagem reforça a ideia de “Everlasting Durability” (durabilidade eterna). É importante destacar esse ponto da durabilidade quando falamos sobre essa particularidade da mineração através de unidades de armazenamento. Além da alta capacidade da unidade, a durabilidade é imprescindível.

SSDs mais duráveis contam com um maior valor de TBW, terabytes written, que representa uma indicação média da quantidade de dados que podem ser gravados na unidade antes que ela comece a passar por problemas de desgaste. É por isso que a recomendação são unidades de armazenamento voltadas para empresas, como as que são utilizadas para Data Centers, por exemplo, já que foram projetadas com um alto nível de gravação diário como uma de suas principais atribuições.

O alto TBW é uma das principais características dessa nova linha de SSDs da Team Group. São duas opções de capacidade: 1 TB, prometendo 6.000 TBW, e o modelo de  2 TB, com 12.000 TBW. Só para efeito comparativo, o SSD WD Blue SN500 de 1 TB promete uma durabilidade de 600 TBW.

A Team Group também fala em 12 anos de garantia para os SSDs da linha T-create Expert. Em seu comunicado, a Team Group compara essa nova linha com outras de suas opções, os SSDs MP33 e o QX. A empresa fala em 3x a 10x mais durabilidade.

Os SSDs T-Create Expert da Team Group estão disponíveis em versões SATA (AHCI) com fator de forma de 2,5 polegadas, e também em modelos M.2 2280 PCIe  3.0 x4 (NVMe 1.3). Obviamente, as taxas de leitura e escrita variam de acordo com o formato da unidade. Para os modelos SATA a Team Group fala em taxas de transferências de até 560 MB/s. Já com os PCIe o limite teórico é de até 3400 MB/s.

O valor de TBWW também difere em relação aos modelos SATA e PCIe. Os valores citados mais acima correspondem aos SSDs T-Create Expert PCie. Para os SATA os valores são os seguintes: 1 TB – 5.000 TBW / 2 TB – 10.000 TBW.

Esses valores absurdos de TBW corroboram a posição da fabricante GALAX, que já se mostrou contrária ao uso de SSDs convencionais para a mineração. A companhia fala inclusive em anulação da garantia caso seus SSDs sejam utilizados para a mineração e apresentem defeito.

A GALAX explica que a mineração da Chia faz parte do que a empresa chama de “operações anormais”.  “O volume de gravação de dados será muito maior do que o padrão para uso diário e o SSD ficará lento, ou será danificado devido ao volume excessivo de gravação de dados”, enfatiza a GALAX.

Preço e disponibilidade

Os SSDs T-Create Expert da Team Group estarão em pré-venda no mercado internacional a partir do dia 04 de maio. O preço dessas unidades não foi revelado.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X