Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da internet no Brasil, morre aos 66 anos

Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da internet no Brasil, morre aos 66 anos

Nesta quinta-feira (6) ficamos sabendo da triste notícia do falecimento de Aleksandar Mandić, um dos pioneiros quando o assunto é internet no Brasil. Ele foi o fundador do primeiro provedor de internet do país e também fundou o portal iG, que está na ativa até os dias de hoje.

A trajetória de Aleksandar Mandić como empresário começou em 1990. Ou seja, antes do surgimento da internet no Brasil. Na época ele trabalhava na Siemens. Foi lá que ele conheceu a tecnologia BBS (Bulletin Board System). Esse é um sistema que permitia que os computadores trocassem informações e dados através de linhas telefônicas. Te lembra alguma coisa?

Então ele saiu da Siemens e fundou a Mandic BBS, para já começar a trabalhar com o sistema. Em 1996, quando a internet dava seus primeiros passinhos no Brasil, a Mandic BBS mudou de nome para Mandic Internet. Ela foi o primeiro provedor de internet de todo o Brasil, graças ao know-how de Aleksandar Mandić e à parceria com o grupo GP Investimentos.

3 anos depois, em 1999, a Mandic e a GP Investimentos venderam a empresa para um grupo argentino chamado Impsat. Com o dinheiro da venda, Aleksandar Mandić fundou a iG em sociedade com Nizan Guanaes no ano 2000.

Apesar de não ter a mesma força e nem a mesma popularidade de outrora, a iG (que hoje é um portal de conteúdo) fez muito sucesso no início do século por investir em internet discada grátis. Esse era um modelo de negócio que estava em franco crescimento nos anos 2000 e foi uma mina de ouro para o empresário.

Como todo bom empresário, Aleksandar Mandić não parava quieto. Em 2002, após já ter saído da iG, ele fundou a Mandic Mail, um serviço de e-mail focado no mercado corporativo. Ao longo de mais de uma década a empresa Mandic foi evoluindo e acompanhando as tendências do mercado. Até que em 2012 ela foi vendida para a Riverwood Capital, onde Aleksandar manteve um cargo no conselho administrativo.

O último grande trabalho de Aleksandar Mandić aconteceu em 2013, com o Mandic Magic que depois teve seu nome alterado para Wi-Fi Magic. Este serviço possibilita aos usuários saber a senha de redes Wi-Fi públicas de todo o mundo.

Você também deve ler!

OPINIÃO: Aleksandar Mandić foi um gigante do empreendedorismo digital no Brasil

A causa da morte não foi revelada. Sabemos que em 2020 ele contraiu a temida COVID-19 e por ser parte do grupo de risco passou por maus bocados. No total, foram 40 dias na UTI. Mas em maio de 2020 ele se recuperou e voltou para casa.

Entretanto, alguns meses depois ele foi diagnosticado com leucemia e aguardava um transplante de medula óssea enquanto se tratava da doença. Não sabemos, mas sua morte pode ter sido em decorrência dessa enfermidade.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X