Samsung apresenta um módulo de RAM DDR5 com 512 GB

Samsung apresenta um módulo de RAM DDR5 com 512 GB

Nesta quinta-feira (25) a Samsung mostrou que conseguiu criar o primeiro módulo de memória RAM DDR5 de 512 GB! Além da capacidade de armazenamento absurda, este módulo também impressiona por usar o HKMG, que é um material isolante que evita com muita eficiência a fuga de corrente elétrica.

O HKMG é uma sigla que significa High-K Metal Gate. Talvez você não saiba, mas os módulos de memória RAM possuem uma camada de isolamento feita de silício. O objetivo dessa camada é impedir a fuga de corrente elétrica. Entretanto, à medida que os módulos ficam menores, essa camada de silício também fica mais fina e acaba deixando vazar parte da corrente elétrica.

Leia também
Como escolher a memória RAM ideal para sua configuração

O HKMG é uma combinação de vários metais e outros materiais que substitui à altura a camada de silício. É até um isolante mais estável! O HKMG já foi usado pela Samsung em módulos de memória GDDR6, que são usados em placas de vídeo. Isso pode sinalizar que a Samsung deseja tornar o HKMG como padrão na indústria de memória RAM.

HKMG
Diagrama explicando o funcionamento do HKMG

Agora vamos falar da alta capacidade desse chip, nada mais nada menos do que 512 GB! Para atingir esse valor a Samsung empilhou 8 camadas de 16 gigabits em cada chip DRAM. No total nós temos 40 chips, que são interligados pela tecnologia TSV (Through-Silicon-Via).

Se você fez os cálculos, percebeu que, na verdade, esse módulo tem um total de 640 GB. Então por que a Samsung diz que ele “só” tem 512 GB? Provavelmente deve ser porque esses 128 GB adicionais servem para redundância e correção de erros de memória (ECC).

Outra vantagem desse novo módulo de memória RAM da Samsung é que ele consome 13% menos energia. Isso se deve ao isolamento mais eficiente feito pelo HKMG. Com menos fuga de corrente temos também um menor consumo de energia. Claro que esse dado deve ser em comparação com outros módulos de memória RAM DDR5. Além disso, a Samsung conseguiu dobrar o desempenho em comparação com chips de memória DDR$, alcançando 7.200 MB/s.

Memória RAM DDR5

Mas não se empolgue muito. Antes de começar a juntar dinheiro para montar um super PC gamer com essa memória, saiba que elas não são para o seu bico. A Samsung as projetou para serem usadas em servidores e para aplicações como inteligência artificial, aprendizagem de máquina e outras tarefas mais pesadas.

Módulos de teste já foram enviados para empresas parceiras. Assim, quando servidores baseados em memórias DDR5 começarem a se estabelecer no mercado, a Samsung já vai ter seus chips certificados pelo mercado.

Fonte: TechPowerUp

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X