Oi Móvel é vendida por R$ 16,5 bilhões

Oi Móvel é vendida por R$ 16,5 bilhões

A Oi Móvel foi vendida nesta segunda-feira (14) pela quantia de R$ 16,5 bilhões! Ela foi adquirida pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, suas principais concorrentes no setor. O método de venda escolhido foi o leilão, que ocorreu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Obviamente que o negócio ainda precisa ser aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Todos os trâmites legais devem ser finalizados somente no final de 2021, segundo estimativas da própria Oi.

A ideia de vender a divisão móvel da Oi não é de hoje. Na verdade, em junho a empresa já tinha divulgado os seus planos de vender a unidade móvel pelo preço de R$ 15 bilhões. O trio Claro, TIM e Vivo fizeram uma proposta vinculante. No entanto, uma outra empresa, a Highline, ofereceu uma proposta vinculante melhor e acabou ganhando a preferência da Oi.

No entanto, as três maiores operadoras brasileiras resolveram aumentar o valor pedido pela Oi que antes era de R$ 15 bilhões para R$ 16,5 bilhões. Assim a empresa aceitou a oferta. Desta forma, Claro, Tim e Vivo agora são as 3 únicas grandes operadoras de telecomunicações atuando no Brasil.

Os motivos para a venda da Oi

A Oi acumulou dívidas bilionárias ao longo dos anos

Como é de conhecimento público, a Oi não anda bem das pernas, financeiramente falando. As suas dívidas chegaram a um valor estratosférico de R$ 64 bilhões. Um valor que em débitos que é capaz de fechar uma empresa. E era o que estava acontecendo com a Oi, que havia dado entrada em um processo de recuperação judicial.

No entanto, numa tentativa de ganhar uma sobrevida, a Oi renegociou suas dívidas e conseguiu diminuir o valor líquido para R$ 21,2 bilhões. Bem menor, mas ainda assim uma quantia considerável.

Para conseguir quitá-la, a única saída foi vender a unidade de telefonia móvel. Como vimos, ela conseguiu R$ 16,5 bilhões. Ainda faltam, no entanto, R$ 4,7 bilhões, que a empresa espera conseguir com a venda de torres, datacenters e também a sua unidade de TV por assinatura.

Após concluir todas as vendas, a Oi tentará encerrar o processo de recuperação judicial. O próximo passo será focar na expansão da Oi Fibra, que fornece planos de internet banda larga residencial. Eu sou cliente Oi Fibra e, particularmente, gosto muito da qualidade do serviço oferecido. Já com respeito à telefonia móvel, os elogios não são os mesmos. Portanto, achei uma decisão bem acertada da companhia.

O tamanho da Oi móvel

Sabemos que a Oi já não é a mesma empresa de anos atrás, quando era líder de mercado. Mas, mesmo assim, ela ainda tem um total de R$ 36,5 milhões de clientes em todo o Brasil, segundo dados da Anatel. É um número bem considerável. Com isso, ela é dona de 15,9% do market share.

Dos 5.570 municípios brasileiros, a Oi Móvel está presente em 3.611. Isso significa que nessas cidades ela fornece serviços de telefonia celular. Porém, suas redes móveis atuam em um número menor de cidades, conforme você pode ver na lista abaixo:

  • Redes 2G: 3.499 municípios;
  • Redes 3G: 1.655 municípios;
  • Redes 4G: 1.035 municípios.

Como podemos ver claramente, a Oi ficou muito atrás de suas concorrentes quando o assunto é internet móvel. Ela está presente em poucas cidades e ainda oferece um serviço de qualidade questionável na maioria das cidades onde atua.

Para você ter uma ideia, a Claro, que é apenas o terceiro lugar em cobertura 4G, atende 2.864 municípios. Mais do que o dobro da Oi Móvel! A Vivo está presente em 3.519 municípios e a TIM, que é a líder em cobertura, atua em 3.732 municípios.

Como será o rateio dos clientes da Oi Móvel?

Esses detalhes ainda não foram divulgados no leilão. Mas a tendência é que haja uma distribuição equilibrada dos clientes da Oi entre as 3 operadoras restantes. Assim, uma não ganha vantagem sobre a outra e o negócio pode ser mais facilmente aprovado pela Anatel e o Cade.

A divisão poderá ser feita por DDDs. Como assim? A operadora que possuir o menor número de clientes em determinado DDD irá receber os clientes da Oi. Para exemplificar: em São Paulo, cujo DDD é 11, a operadora com o menor número de clientes é a TIM. Assim é ela quem vai receber os clientes da Oi Móvel naquela região. Já no Rio de Janeiro (DDD 21), é a Vivo quem vai receber todos os clientes da Oi. E assim por diante.

A Oi Móvel só é líder de mercado em 4 DDDs. São eles: 071 (Salvador/BA), 081 (Recife/PE), 083 (João Pessoa/PB) e 085 (Fortaleza/CE). Portanto, a operadora que receber os clientes da Oi nessa região passará automaticamente de último lugar para líder nesses DDDs em específico.

Abaixo segue a quantidade de DDDs que cada operadora receberia:

  • TIM: 37 DDDs;
  • Claro: 18 DDDs;
  • Vivo: 12 DDDs.

Para o lado do consumidor, a venda da Oi Móvel pode ser um pouco prejudicial, já que diminui a concorrência e, por consequência, diminui também as melhores ofertas e preços mais baixos.

No entanto, se pararmos para pensar, a Oi já tinha uma presença assim tão forte no mercado nacional. Portanto, pode ser que essa aquisição nem seja tão sentida pelos consumidores como um todo. É esperar pra ver.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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