rSIM é o chip de celular que funciona com 2 linhas de operadoras diferentes ao mesmo tempo

rSIM é o chip de celular que funciona com 2 linhas de operadoras diferentes ao mesmo tempo

Algo bastante interessante foi anunciado durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, mas conseguiu passar completamente despercebido. Estou falando do rSIM, o “primeiro cartão SIM resiliente e inteligente do mundo“.

Este chip de celular foi anunciado em parceria com a Deutsche Telekom IoT e Tele2 IoT. Como mencionei anteriormente, o lançamento ocorreu durante o evento Mobile World Congress 2024, aproximadamente um mês atrás. Embora as informações tenham sido apresentadas naquele momento, é agora que estamos vendo os detalhes deste produto começarem a ganhar destaque e atenção nos principais veículos de comunicação.

Leia também
O que é e como ativar o eSIM?

Duas linhas no mesmo SIM card

How do dual SIM phones work? | Join the discussion, ask questions, share  advice.

A letra ‘r’ em ‘rSIM’ representa a palavra ‘resiliente‘. Assim, o nome do rSIM é oficialmente Resilient SIM. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo grupo CSL, que buscou uma colaboração estratégica com as duas gigantes no campo das telecomunicações citadas no parágrafo acima.

O propósito central na criação deste novo tipo de cartão SIM é claro: promover uma melhoria substancial na confiabilidade da conectividade em rede. Para tal, o rSIM traz uma abordagem inédita ao integrar não apenas um, mas dois perfis de comunicação completamente independentes entre si, algo que simplesmente não se encontra em um SIM card tradicional. Essa característica possibilita uma transição automática e eficiente para uma rede alternativa sempre que houver qualquer tipo de falha ou interrupção no serviço primário.

Mas e quanto aos dispositivos dual SIM que já existem no mercado? Esses dispositivos — cada vez mais raros — oferecem uma funcionalidade semelhante, porém, há uma diferença notável. A novidade aqui reside na capacidade de ter a funcionalidade de um sistema dual SIM em apenas um chip, o tal rSIM. Isso certamente otimiza o uso do espaço físico do seu celular, já que necessitará de apenas um slot dedicado.

Resiliência é a palavra-chave

Featured image for rSIM is the world's first

Expandindo ainda mais essa concepção, imagine utilizar dois cartões rSIM simultaneamente em um único smartphone dual SIM. Isso efetivamente permitiria o acesso a quatro redes de telecomunicações distintas. Obviamente que isso é um exagero, mas seria tecnicamente possível.

De acordo com os desenvolvedores, o rSIM foi projetado para oferecer uma dupla camada de resiliência. Além disso, o cartão promete garantir um roaming internacional sem complicações e proporcionar uma resposta proativa e eficaz para manter um acesso à internet contínuo e estável, até mesmo durante situações adversas.

Muitos querem saber quando o rSIM estará disponível para compra. Infelizmente, essa novidade não chegará em 2024. O plano é desenvolver uma versão que atenda aos padrões SGP.32 só no próximo ano. Por enquanto, não podemos ter certeza de quando ele será usado no mundo todo. Mas será que o rSIM conseguirá fazer frente ao eSIM?

Fonte: Android Headlines

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X