Microsoft mostra o potencial da inteligência artificial para a restauração de fotos antigas

Microsoft mostra o potencial da inteligência artificial para a restauração de fotos antigas

Uma equipe de cientistas que integram o Microsoft Research demonstrou o potencial da inteligência artificial para mais um tipo de aplicação, a restauração de fotos antigas. A equipe, liderada por Ziyu Wan e Bo Zhang, desenvolveu um novo algoritmo baseado em IA para a restauração de imagens, incluindo fotos com um alto grau de degradação, como deformidades no papel e perda de coloração. É o digital auxiliando a fotografia analógica!

Para alcançar esse objetivo a equipe desenvolveu um algoritmo centrado no que é conhecido como aprendizado da máquina não supervisionado, que assim, como o supervisionado, está inserido no que conhecemos como Machine Learning, a aprendizagem da máquina. No caso do aprendizado da máquina não supervisionado significa que a IA aprende não com base em dados previamente classificados ou categorizados, a máquina é exposta a uma base gigantesca de dados de origem e aprende a desempenhar a tarefa, que no caso desse algoritmo é a restauração de imagens.

Recentemente comentei aqui no site sobre o Colourise, um site bem interessante que também está relacionado à imagens e usa o potencial da IA, mas para um resultado final diferente. O Colourise é capaz de colorir fotos em preto e branco. O resultado é realmente impressionante. O projeto foi desenvolvido pelo GovTech (Government Technology Agency of Singapore), divisão de dados e inteligência artificial do governo de Cingapura. O treinamento para que o algoritmo encontre padrões, e aprenda para desempenhar a tarefa passou por expor à máquina mais de 500 mil fotos antigas.

Em relação ao algoritmo desenvolvido pela Microsoft, a equipe explica que dois codificadores variacionais automáticos (VAEs) estão sendo treinados para a restauração das fotografias. O primeiro atua restaurando defeitos estruturais na imagem, como os pequenos rasgos e dobras no papel, característica base de qualquer foto bem antiga. O segundo VAE trabalha sobre os defeitos relacionados ruído e desfoque na fotografia. Repare abaixo o ganho em detalhes que o algoritmo da Microsoft conseguiu numa das fotografias.

Diferentemente do Colourise, que você pode acessar e testar o recurso, o time da Microsoft não liberou nenhum site demonstrativo. Abaixo você pode conferir um vídeo da Microsoft Research sobre esse novo algoritmo.

Para maiores informações acesse o blog da Microsoft Research.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X