Trump prorroga sanções à Huawei e ZTE até 2021

Trump prorroga sanções à Huawei e ZTE até 2021

O presidente Donald Trump renova a ordem executiva que impede as empresas americanas de usar equipamentos de telecomunicações de empresas que, segundo avaliações internas, representam um risco à segurança nacional. Os fabricantes chineses Huawei e ZTE são os principais afetados pela restrição, que foi prorrogada para até maio de 2021.

Com a decisão, o Presidente declarou uma emergência nacional e instou a Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência a “enfrentar a ameaça representada pela aquisição ou uso ilimitado nos Estados Unidos da tecnologia de informação e comunicação fornecida por pessoas pertencentes, controladas ou sujeitas à jurisdição ou controle de oponentes estrangeiros “.

Na prática, a decisão é direcionada principalmente às empresas de telecomunicações chinesas Huawei e ZTE, contra as quais os Estados Unidos apresentaram todos os tipos de reclamações sobre segurança nacional. Isso inclui espionagem pelo governo chinês e violação de embargos comerciais contra países como Coréia do Norte e Irã.

Ainda assim, de acordo com a Reuters, o Departamento de Comércio dos EUA também renovará a licença que permite que as empresas dos EUA continuem fazendo negócios com a Huawei até certo ponto. Essa licença expira na sexta-feira.

A consequência mais visível disso é que a Huawei não pode mais equipar seus smartphones Android com aplicativos do Google, panorama que está causando um tremendo impacto negativo para a empresa. De acordo com dados da Canalys , as vendas de smartphones da Huawei fora da China caíram 35% no primeiro trimestre de 2020.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X