Comet Lake-S: ASRock apresenta a deslumbrante Z490 Aqua

Comet Lake-S: ASRock apresenta a deslumbrante Z490 Aqua

Além da primeira placa-mãe compatível com padrão ATV12vo, a ASRock tem outra opção interessante em seu lineup de placas compatíveis com os novos processadores Intel, a 10ª geração Intel Core (Comet Lake-S). O modleo em questão é a estontenante Z490 Aqua.

A linha Aqua é o topo das placas-mãe da ASRock, só para você ter uma ideia, o modelo X570 Aqua, modelo compatível com os processadores AMD Ryzen de terceira geração, é vendida no Brasil por mais de R$ 6.000. A principal característica dessa linha é a presença de um waterblock integrado. Há também o fato de ser uma linha com uma tiragem limitada. Para o modelo Z490 Aqua apenas 999 unidades serão produzidas.

A ASRock atribui a este modelo o título de a placa-mãe que está numa classe superior em relação aos outros modelso do mercado. Para sustentar isso, a companhia pensou em todos os detalhes, como o PCB, de nível utilizado por servidores, que proporciona mais establidade ao PCI-Express 4.0 e memórias.

Como é uma placa com um waterblock integrado, estamos tratando de um modelo totalmente entusiasta, destinado aos usuários que irão equipar a configuração com um belo sistema de resfriamento personalizado. Além da CPU, esse waterblock também pega a área dos VRM – A ASRock implementou um sistema PWM de 16 fases, que, aliado a outras especificidades da placa, garante a estabilidade para o overclock com o melhor processador da 10ª geração, o Core i9-10900K (10 núcleos/ 20 threads).

A Z490 Aqua suporta a instalação de até 128 GB de memória RAM DDR4, distribuídos nos 4 slots disponíveis, em módulos de até 4800 MHz. Há também 1x slot PCI-Express 3.0 x16, 2x slots PCI-Express 2.0 x1 e 2x PCI-Express 4.0 x16. Vale destacar que os processadores Comet Lake-S não lida com PCI-Express 4.0, a Intel deve implementar essa compatibilidade apenas em sua próxima linha, a Rocket Lake-S. Como o socket deve ser mantido, a Z490 Aqua já está preparada. 3x M.2 M (na versão PCIe 3.0 x4) e um total de oito portas SATA permitem a conexão de dispositivos de armazenamento.

 

Assim como outras placas-mãe no mercado, a Z490 Aqua consegue exibir num display os códigos de POST, para compreender melhor problemas que estão ocorrendo, porém, há um diferencial não muito habitutal no mercado. Uma tela OLED foi implementada na parte superior da armadura de proteção do painel traseiro que é capaz de exibir informações adicionais como temperatura da CPU, tensão e colock. A placa também tem diretamente no PCB um botão de liga/desliga, reset e até de redefinição da BIOS, recurso úteis para quem irá utilizar a placa numa bancada.

Mini DisplayPort (x2), Thunderbolt 3 (x2), USB-C 3.2, USB 3.2 (x7), HDMI, SPDIF, conectores de áudio, duas portas RJ-45 (10 Gb / s e 2,5 Gb / s), suporte a Bluetooth 5.0 e WiFi 6 (modem Intel 6-AX201-CNVi) também estão presentes na Z490 Aqua. Para cuidar do quesito som, a ASRock cita que a placa oferece o codec ALC1220 da Realtek, o ESS-Sabre9218-DAC, e capacitores de áudio  da marca WIMA.

A ASRock também equipa todos os 999 compradores da limitada Z490 Aqua com um “Aqua Water Cooling Pack”, que consiste em vários acessórios com rosca G1 / 4. Um belíssimo backplate de metal também dá o ar da graça nessa placa impressionante e para poucos felizardos.

Você também deve ler!

Comet Lake-S: MSI anuncia 8 placas-mãe com chipset Z490

Comet Lake-S: ASUS anuncia 15 placas-mãe compatíveis com os processadores Intel Core de 10ª geração

Comet Lake-S: EVGA apresenta as placas-mãe Z490 Dark e Z490 FTW WiFi

Preço e disponibilidade

A ASrock não revelou essas informações.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X