Aumentam os casos de processadores falsos da Intel vendidos na China

Aumentam os casos de processadores falsos da Intel vendidos na China

Ocasionalmente surgem relatos de processadores falsos tanto de Intel quanto AMD sendo comercializados mundo afora. Essa situação ocorre desde a época em que o comércio virtual ainda engatinhava. Em meados dos anos 90 já era divulgado os casos de processadores Pentium falsificados. Também foi muito popular a venda de chips AMD Atholon falsos em meados de 2003. A divulgação mais recente nesse sentido passa novamente por chips Intel que estão sendo comercializados na China. De acordo com um relatório do site HKEPC, esse problema está aumentando consideravelmente na terra do sol nascente.

Assim como em casos anteriores, a falsificação passa pela substituição do difusor de calor integrado (IHS), a chapa metálica da parte superior do processador, que, além de proteger o chip, é a primeira linha de arrefecimento, já que atua como um dissipador. Ele também é a superfície que entra em contato direto com o sistema de resfriamento que o usuário irá instalar, independente se é um air cooler ou um watercooler. Entre o chip e o módulo IHS, existe uma pasta térmica – o chamado “Material de Interface Térmica” (TIM, Thermal Interface Material), que fornece a remoção de calor através do HIS para um sistema de refrigeração externo.

Siga o Hardware.com.br no Instagram e acompanhe o melhor da tecnologia.

Neste IHS o fabricante insere algumas informações relacionadas ao chip, dentre elas, o modelo. Em alguns casos, o criminoso realmente substitui o IHS por um outro, que contém as informações gravadas a laser, mas em situações mais esdruxulas é colado apenas um adesivo por cima das informações contidas no IHS oficial. Os processadores falsos foram encontrados na Amazon e também no Aliexpress – site chinês que é muito utilizado por brasileiros para compra de hardware direto da China!

Informações do IHS em uma versão adesivada

Um dos modelos mais falsificados é o Core i7 7700K (Kaby Lake), e não é por acaso, este é um dos processadores Intel que ainda usava pasta térmica para a fixação do IHS. A partir da 9ª geração Core a Intel passou a utilizar solda. A remoção do IHS é um movimento conhecido entre os entusistas. O IHS é removido  (técnica conhecida como Delliding) para a substituição da pasta térmica padrão da Intel por uma outra opção, após a aplicação, a chapa metálica é reinstalada.

Como o Core i7-7700K utiliza a pasta térmica para a fixação do IHS, facilita o processo de remoção. Criminosos pegam o IHS deste chip de alta performance e colam no package de um Pentium Pentium G5400 ou Core 2 Duo. Há até casos ainda mais significativos, como um Core i7-8700K que na verdade é um Celeron. Em sua versão original, o Core i7-7700K é um processador de 4 núcleos com 8 núcleos, baseado na arquitetura Kaby Lake-S, baseado no processo de fabricação de 14nm+. O clock base é de 4,2 GHz e o boost clock é de 4,5 GHz. O TDP é de 91W.

 

Core i7 7700K falsificado

 

Core i7-8700K falsificado

O caso relatado pela HKPEC veio à tona após uma alta nos pedidos de RMA (RMA Return Merchandise Authorization, devolução e substituição de produtos defeituosos) da Intel, que não realiza a substituição de produtos falsificados. Até o momento, não há dados confiáveis ​​sobre quem exatamente está envolvido na produção em massa de processadores falsos da Intel – se a “iniciativa” vem de revendedores atacadistas ou se eles mesmos são a parte lesada, sem saber que recebem produtos falsificados de sua cadeia de suprimentos, dizem fontes da HKEPC.

Para se defender de golpes como esse, você só precisa ter muito cuidado com os canais em que confia para adquirir seus produtosA Intel recomenda que seus chips sejam comprados apenas em revendedores oficiais. Caso adquira o produto em um gigante do e-commerce, por um vendedor que está ali via marketplace, isto é, uma compra que não está ligada diretamente ao estoque da Amazon, por exemplo, verifique o histórico e reputação daquele vendedor.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X