Participação da AMD no mercado de servidores europeu passa de 1,6% para 20,2%

Participação da AMD no mercado de servidores europeu passa de 1,6% para 20,2%

Tanto no mercado desktop quanto profissional a Intel ainda tem um amplo domînio, mas a AMD, nos últimos anos, com os chips da família Ryzen/Threadripper e EYPC vem conseguindo feitos bem interessantes para uma empresa que há muito tempo não era competitiva.

No ano passado, por exemplo, a empresa conseguiu alcançar, pela primeira vez em 12 anos, 30% do mercado de processadores. No mercado de servidores os números mais recentes divulgados também constatam a ascensão. A empresa registrou, de acordo com dados da empresa de consultoria ContextWorld, 20,2% de participação no mercado de servidores europeu. A oferta de chip de servidores da companhia passou de 1.405 para 19.123 unidades (crescimento de 136,1%).

A Intel, no mesmo período, caiu 15%, enviou 75.766 CPUs para o mercado de servidores na região. Como resultado, a participação da gigante de Santa Clara neste segmentou caiu de 98,4% para 79,8%. De acordo com o analista da ContextWorld, Guarva Meyer, a excassez dos processadores escaláveis Intel Xeon e boa aceitação dos processadores EYPC de segunda geração (Rome) tiveram um papel decisivo nessa mudança.

A AMD já confirmou a terceira geração dos procesadores EYPC. Com o codinome Milan, esses processadores serão baseados na nova arquitetura Zen 3, baseada em 7nm. A previsão é que esses processadores cheguem ao mercado no tereiro trimestre do ano.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X