AMD confirma: Zen 3 em 2021 e Zen 4 em 2022

AMD confirma: Zen 3 em 2021 e Zen 4 em 2022

A microarquitetura Zen que salvou a AMD e fez com que a empresa se tornasse competitiva novamente ganhará sua terceira e quarta geração.  Durante um evento (FAD 2020), que a companhia realizou para investidores, foi confirmado que a família de processadores baseada em Zen 3, isto inclui CPUs e APUs Ryen, assim como os Ryzen Threadripper, serão lançados entre o fim deste ano e início de 2021. O processo de fabricação adotado sera o de 7nm, o mesmo do Zen 2, chamado pela AMD de 7nm+. Já os chips baseados em Zen 4 chegarão ao mercado em 2022, fabricação em 5nm.

Esse é o roadmap para o segmento de CPUs que a AMD está planejando para os próximos anos. A companhia fala em sustentar a liderança no campo da alta performance. A gigante de Sunnyvale também promete os processadores EYPC de terceira geração (Milan), substitutos do EYPC Rome, que serão lançados ainda este ano, no terceiro trimestre. A familia EYPC de terceira geração, assim como os primeiros Ryzen 4000 para desktop, que chegarão aomercado ainda este ano, serão os primeiros chips da AMD sob a arquitetura Zen 3.

A AMD confirma que a arquitetura Zen promove ganhos de IPC, clocks mais elevados e maior número de núcleos. Alguns rumores apontam que o salto em IPC com Zen 3 será de 17%.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X