IBM disponibiliza o supercomputador Summit para pesquisas contra o coronavírus

IBM disponibiliza o supercomputador Summit para pesquisas contra o coronavírus

A IBM anunciou em um comunicado à imprensa que deseja se unir ao governo americano na luta contra o novo coronavírus (COVID-19). Para isso, o fabricante disse que disponibilizaria seu supercomputador Summit para pesquisas contra o vírus.

Mais especificamente, a IBM fará parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Casa Branca para lançar um novo programa chamado ”  Consórcio de Computação de Alto Desempenho COVID-19  “, que deve permitir que a pesquisa em torno do vírus tenha um enorme poder computacional. De acordo com a declaração de Dario Gil, diretor da IBM Research, a Summit fornecerá 16 sistemas executando mais de 330 petaflops e reunindo 775.000 núcleos de CPU e 34.000 GPUs.

Dario Gil acrescenta: ” Como os supercomputadores podem nos ajudar a combater esse vírus? Esses sistemas de computação de alto desempenho permitem que os pesquisadores realizem um número muito grande de cálculos em epidemiologia, bioinformática e modelagem molecular. Esses experimentos levariam anos, se feitos à mão, ou meses, se feitos em plataformas de computadores tradicionais mais lentas  . ”

O objetivo anunciado pelo consórcio é focar na busca de novos tratamentos. A IBM selecionará propostas de pesquisa de especialistas de todo o mundo, acrescentando que o Summit será disponibilizado primeiro para projetos ”  que possam ter o impacto mais imediato  “. Os funcionários da IBM também fornecerão assistência técnica aos pesquisadores que a utilizam.

Atualmente, relata o CNBC , o supercomputador já é usado pela administração para identificar compostos de drogas que provavelmente ”  desativarão  ” o novo coronavírus. Os grandes nomes do setor de TI estão procurando maneiras diferentes de participar da luta contra o COVID-19. A NVIDIA já anunciou um programa para aproveitar o poder de computação da sua GPU. O consórcio criado pela IBM reunirá vários institutos e laboratórios, além da NASA e do MIT.

 

Você também deve ler!

Microsoft e Bing lançam mapa interativo para rastrear a disseminação do coronavírus

Confinamento em decorrência do coronavírus faz explodir o consumo de banda

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X