Confinamento em decorrência do coronavírus faz explodir o consumo de banda

Confinamento em decorrência do coronavírus faz explodir o consumo de banda

A pandemia do coronavírus está mudando os hábitos de pessoas em todo o mundo, o momento agora é de evitar aglomerações para que o fluxo de contágio seja reduzidor.

Parte dessa mudança de hábito passa pelo mercado de trabalho, diversas empresas estão permitindo que seus colaboradores cumpram suas tarefas de forma remota. Tanto para esse carâter mais profisisonal quanto para puro entretenimento a web está envolvida, e já começamos a notar o aumento no consumo de banda mundial. Na Itália, o tráfego aumentou 70% na rede fixa após o fechamento de escolas, de acordo com diretor geral da Telecom Italia, Luigi Gubitosi. No geral, a rede de transmissão global Akamai registra um aumento de 29% no tráfego global nos últimos dois meses.

A DE-CIX (German Commercial Internet Exchange), maior ponto de troca de tráfego (PTT) do mundo, localizao em Frankfurt, registrou um novo recorde em relação ao consumo de banda: 9,1 terabits por segundo, superando em 12% o pico anterior, registrado em dezembro. Só para ficar mais claro do que se trata um ponto de troca de tráfego, ou Internet Exchances, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), explica que são pontos neutros onde diversas organizações estão interligadas para trocar pacotes de dados Internet entre si.

 

Os PTTs são formados por datacenters com equipamentos que permitem a interligação simultânea de centenas de organizações – empresas de streaming de vídeo, sítios de buscas, redes sociais, bancos, universidades, órgãos de governo, entre outras. Essa união de redes permite que a Internet fique mais veloz, eficiente, resistente a falhas e com custo mais baixo.  O brasileiro IX.br figura entre os maiores pontos de troca de tráfego do mundo, ultrapassando 8 TB de pico de tráfego.

De acordo com o CTO da DE-CIX, Thomas King, o coronavírus (COVID-19) é a principal razão para esse aumento maçico da transferência de dados. “Seja para troca de informações, streaming de filmes, jogos on-line ou a situação excepcional que as pessoas estão enfrentando atualmente com o vírus COVID-19, o uso da Internet está desempenhando um papel cada vez maior”.

Em condições normais, picos de tráfego são registrados durante eventos esportivos, lançamento de novos jogos (como o Call of Duty Warzone que também contribuiu recentemente com aumento no tráfego) e até mesmo em produtos relacionados à Apple. Em setembro do ano passado, com o lançamento do iOS 13 foi registrado 7,1 terabits por segundo.

O registro no pico de dados revelado pela DE-CIX não é especialmente devido ao trabalho remoto, telemedicina ou educação a distância. De fato, o pico foi atingido à noite, por volta das 21h, em um momento em que mais informações e lazer (navegação, redes sociais, televisão na Internet, jogos on-line etc.) monopolizam a largura de banda.

Medidas também estão sendo adotadas no Brasil para privilegiar o consumo de banda. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que as operadoras ampliem a velocidade de conexão nos acessos fixos a banda larga, garantir uma maior estabilidade técnica, alémde liberar Wi-Fi gratuito em alguns pontos.

Além de evitar aglomerações, é importante destacar outras recomendações de suma importância ao combate contra o coronavírus:

O Ministério da Saúde orienta dez cuidados básicos que as pessoas podem ter para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:
  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

Você também deve ler!

Coronavírus: Google lança página especial com as principais dúvidas dos brasileiros e do mundo

WhatsApp lança pacote de figurinhas de prevenção contra coronavírus

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X