Pela primeira vez, há mais malwares para macOS do que para Windows, indica relatório

Pela primeira vez, há mais malwares para macOS do que para Windows, indica relatório

O macOS está se tornando um alvo cada vez mais popular para hackers. O número de ataques direcionados ao macOS mais do que dobrou no ano passado e até excede o número de ameaças do Windows pela primeira vez, de acordo com relatório divulgado pela empresa de segurança Malwarebytes.

O número de ataques a sistemas com macOS aumentou exponencialmente no ano passado. A quantidade de malware direcionado a um notebook ou desktop da Apple aumentou 400%, segundo o relatório. A Malwarebytes admite que essa estimativa é provavelmente um pouco alta, já que a popularidade de seu próprio software no Mac aumentou no ano passado e, portanto, mais dados estão chegando.

Para adware e malware, o macOS era um alvo mais popular que o Windows. Com relação ao malware, a Malwarebytes recalculou os números para várias ameaças por endpoint para compensar o impacto da distribuição de software proprietário no Windows versus Mac. Em 2019, a empresa viu uma média de 11 ameaças por terminal no Mac e apenas 5,8 no Windows, um dado realmente impressionando, considerando o retrospecto do Windows.

Especificamente sobre os adware, que é um software irritante que atravessa a fronteira de malware, vemos que o Mac é novamente mais popular. O Malwarebytes detectou 24 milhões de ataques nos sistemas Windows e 30 milhões no Mac. A maior parte desses ataques vem do malware NewTab, voltado especificamente para o sistema operacional  da empresa de Cupertino.  A Malwarebytes observa que a segurança interna do sistema operacional da Apple é menos rigorosa em comparação com a do Windows, especialmente no que diz respeito ao adware, categoria que cresceu exponencialmente. Para o mercado empresarial as detecções relacionadas a essa cateogoria de ameaça registrou crescimento de 463%, enquanto para o consumidor final o crescimento foi de 13%.

A Malwarebyte diz que aquela era em que os usuários do Mac se orrgulhavam de que seus dispositivos eram imunes a diversos tipos de malware acabou faz tempo, a realidade agora é completamente oposta.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X