Avast vende dados de seus usuários para diversas empresas, incluindo Google e Microsoft

Avast vende dados de seus usuários para diversas empresas, incluindo Google e Microsoft

Quase que sem excessão, independente do ramo de atuação de uma companhia, ela também é uma grande empresa de dados, informações de seus usuários que são valiossimaas no mercado. De acordo com uma reportagem do site Vice Motherboard  em conjunto com a PCMag, a empresa de segurança Avast, muito popular por seu antivírus (são 435 milhões de usuários ativos mensalmete), compartilhou dados de seus usuários com sua subsidisiária Jumpshot, que por sua vez pegou estes dados e os vendeu para diversas empresas, incluindo Google, Microsoft,  Sephora, Home Depot, Condé Nast, Intuit, McKinsey, Yelp e até a Pepsi.

Ao passar pelo processo de instalação do Avast, os usuários devem aprovar o compartilhamento de dados. Eles são convidados a aprovar o acordo. A maioria dos usuários percorre isso sem ler. A pesquisa da Motherboard e da PCMag mostrou que muitos usuários do Avast não sabiam que o Jumpshot estava vendendo seus dados. 

Os dados vendidos incluem pesquisas no Google, locais pesquisados ​​no Google Maps, atividades nas páginas de empresas do LinkedIn, visitas a vídeos do YouTube. Os dados são tornados anônimos e não contêm nenhuma informação pessoal, como nomes ou detalhes de contato. Especialistas temem, no entanto, que ainda seja possível identificar alguns usuários. 

Um dos produtos que a Jumpshot vende é um ‘All Clicks Feed’, que segue em detalhes onde um visitante clica em sites diferentes. Até onde se sabe, pelo menos uma empresa usa a ferramenta: Omnicon Media Group. De acordo com a Motherboard e a PCMag, a Omnicon pagou mais de dois milhões de dólares em 2019 pelo acesso aos dados. 

Esta não é a primeira vez que o Avast tem problemas em relação à coletar dados. Há alguns meses, Chrome, Mozilla e Opera removeram as extensões Online Security e SafePrice do Avast de seus navegadores, assim como as extensões da Avast, empresa do mesmo grupo. O motivo foi que o Avast coletou muito mais dados do que o necessário. 

Especialmente para uma empresa como a Avast, a coleta e a venda dessas informações detalhadas são vistas como um problema. Afinal, a principal função do Avast é proteger seus usuários. 

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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