Toshiba e Western Digital já falam sobre chips NAND com cinco bits por célula (PLC)

Toshiba e Western Digital já falam sobre chips NAND com cinco bits por célula (PLC)

Após o desenvolvimento e lançamento dos chips NAND QLC que armazenam quatro bits de informação em uma célula, os fabricantes de chips começaram a procurar novos métodos para reduzir o custo da memória flash e popularizar ainda mais os SSDs. Toshiba e a Western Digital estão considerando a produção de chips NAND PLC (Penta Level Cell). Como o nome indica, tais chips de memória contêm cinco bits de dados em uma célula.

Assim como as demais transições de memórias Flash NAND, como da MCL para TCL, há um impacto na performance por acrescentar mais bits por célula. As memórias PLC terão menos recursos de gravação e velocidades de leitura e escrita mais baixas. Evidentemente que os fabricantes usarão alguns artifícios para amenizar tais fatores, como um cache SLC.

A Toshiba e a Western Digital preveem que os primeiros SSDs baseados em chips serão lançados nos próximos anos. Até esse momento, o tipo mais acessível de memória flash é o QLC. No Brasil já estão sendo vendidos SSDs com esse tipo de memória. O principal exemplo é o Intel 660p. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X