Este é o ThinkTiny, menor notebook gamer do mundo

Este é o ThinkTiny, menor notebook gamer do mundo

Um microcontrolador Arduino (ATtiny1614 com clock de 20 MHz), uma tela OLED com resolução de 128 x 64 pixels e uma bateria com capacidade de 300 mAh. Este é a base do ThinkTiny, o menor notebook gamer retrô já concebido. O projeto, inspirado no design da emblemática linha ThinkPad que já foi da IBM e desde 2005 pertence a chinesa Lenovo, foi feito pelo youtuber Paul Kingler.

O ThinkTiny é capaz de rodar alguns títulos antigos: Tetris, Lunar Lander, Snake e Game of Life. O controle é feito por uma característica presente nos ThinkPad, uma simulação do TrackPoint, uma espécie de joystick localizado entre as teclas G,H e B do teclado.

A carcaça do ThinkTiny foi feita por uma impressora 3D. A bateria do pequeno dispositivo pode ser recarregada através da porta micro-USB posicionada na lateral.

O youtuber não tem planos de tornar o notebook um produto comercial, já que pode esbarrar em questões legais com a Lenovo e pela complexidade em manter uma produção em escala do projeto. Felizmente, para os interessados no projeto, Kingler abasteceu a cultura modding com o código do ThinkTiny no Github.

Essa não é a primeira vez que Paul desenvolve um projeto mirabolante como este. Há alguns meses ele divulgou seu próprio mini desktop que roda alguns jogos e ainda conta com iluminação RGB.

ThinkPad

O norte para o projeto ThinkTiny foi a lendária linha de notebooks ThinkPad. Os primeiros modelos foram lançados em 1992, época que a linha ainda pertencia a IBM. Mesmo com a decisão da Big Blue em vender sua divisão de PCs a série ThinkPad permaneceu viva. A chinesa Lenovo herdou a partir de 2005, desembolsando US$ 1,25 bilhão pela divisão de computadores da IBM.

Em 2017 a Lenovo lançou um edição especial do ThinkPad para comemorar os 25 anos de lançamento dos primeiros modelos. A edição comemorativa foi uma união entre inovações disponíveis nos dias de hoje com uma homenagem ao passado, mantendo, por exemplo, o TrackPoint, que já estava presente no primeiro ThinkPad, o 700C.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X