Marvell anuncia uma série de controladores para SSDs com PCI-E 4.0

Marvell anuncia uma série de controladores para SSDs com PCI-E 4.0

Assim como a Phison, com a controladora, PS5016-E16, utilizada pelos principais SSDs da atualidade baseados em PCI-Express 4.0, a Marvell anunciou suas primeiras opções para os fabricantes que desejem colocar no mercado unidades de estado sólido PCIe 4.o. São três opções de controladoras: 8SS1321, 88SS1322 e 88SS1323, desenvolvidos sob o processo de 12nm.

Os controladores permitem que sejam desenvolvidos SSDs com fator de forma M.2, BGA, EDSFF e U.2 SSD com capacidade de até 2 TB. Os controladores são baseados nos núcleos do Cortex R5. Todos os três produtos têm quatro canais NAND com uma capacidade de 1200 MT / s por canal, e buffer DRAM com memória DDR4 ou LPDDR4.

As novas opções da Marvell podem utilizar duas ou quatro linhas PCI Express 4.0. As taxas de leitura e escrita prometidas variam de acordo com a controladora. A relação é a seguinte:

88SS1321 – leitura sequencial de até 3.9 GB/s – gravação sequencial de até 3.3 GB/s

88SS1322 – leitura sequencial de até 3.9 GB/s – gravação sequencial de até 3.3 GB/s

88SS1323 – leitura sequencial de até 3.5 GB/s – gravação sequencial de até 3.0 GB/s

“Com o lançamento de hoje, estamos mais uma vez demonstrando a liderança da Marvell em armazenamento, entregando os primeiros controladores SSD PCIe Gen4 NVMe de 4 canais com o menor consumo de energia do setor, o que ajudará a revolucionar as soluções SSD para economia de dados, destacou Nigel Alvares, vice presidente de marketing da unidade de negócios de Flash da Marvell.

SSDs PCI-Express 4.0

No mercado já estão disponíveis alguns SSDs baseados em PCI-Express 4.0. Até o momento essas unidades são compatíveis apenas com processadores Ryzen de terceira geração quanto utilizados em conjunto com placas-mãe baseadas no chipset X570.

Entre as opções de SSDs baseadas no novo barramento, as principais opções ficam por conta do Aorus NVMe Gen4 da taiwanesa Gigabyte e o XPG Gaming S50, da Adata. Ambos prometem 5.000 MB/s de leitura sequencial e 4.400 MB/s em gravação sequencial.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X