Intel anuncia Comet Lake, novos processadores para dispositivos móveis

Intel anuncia Comet Lake, novos processadores para dispositivos móveis

A Intel anunciou a família de processadores para dispositivos móveis Comet Lake, projetada para substituir as gerações de CPUs Whisky Lake e Amber Lake . A nova linha inclui modelos com o sufixo “U” e “Y”, diferindo no número de núcleos, frequências de operação e TDP. O processo de fabricação é o já amplamente usado 14nm. Lembrando que a gigante de Santa Clara apresentou recentemente seus primeiros processadores baseados em 10nm, a família Ice Lake. Tanto o Comet Lake quanto o Ice Lake fazem parte da 10ª geração Core.

A linha Intel Comet Lake-U é liderada pelo Core i7-10710U de 6 núcleos, operando na frequência nominal de 1,1 GHz. No modo Turbo Boost, um núcleo pode acelerar para 4,7 GHz, e ao usar vários threads, o clock máximo alcançado será 3,9 GHz. Este modelo tem 12 MB de cache L3 e o chip gráfico é a UHD Graphics 620. O TDP, dependendo do dispositivo, pode ser de 15 ou 25 watts.

A série Comet Lake-Y inclui modelos de 2 e 4 núcleos. O topo de linha é o Intel Core i7-10510Y que opera entre 1,2 a 4,5 GHz (3,2 GHz para todos os núcleos) em overclocking dinâmico. Há 8 MB de cache no terceiro nível e permite e o TDP pode ser ajustado, de acordo com as pretensões do fabricante que irá adotar, entre 4,5W e 9W.

As principais inovações da família Comet Lake incluem o módulo sem fio integrado Wi-Fi 6 (802.11ax) – capaz de fornecer transferência de dados a uma velocidade de mais de 1 Gb / s, e suporte para memória de alta velocidade LPDDR4X, LPDDR3 e DDR4.  De acordo com o fabricante, os novos processadores fornecem um aumento de desempenho geral de até 16% em comparação com a geração anterior de chips da série U. Um aumento de 41% no Office 365 também é mencionado.

Em comparação com os sistemas de cinco anos atrás, o desempenho geral dos novos processadores mais que dobrou e, em algumas tarefas, houve um aumento de mais de duas vezes e meia. A Intel afirma que os novos processadores são capazes de fornecer notebooks com a mesma duração de bateria que seus antecessores. Méritos para a já tão explorada e mapeada microarquitetura de 14nm.

Preço e disponibilidade

Os primeiros notebooks baseados nos processadores Intel Comet Lake começarão a ser vendidos em breve.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X