Centro Universitário FEI recebe plataforma inédita de IoT no Brasil

Centro Universitário FEI recebe plataforma inédita de IoT no Brasil

Pensando no desenvolvimento da indústria nacional e na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro, a Siemens se uniu ao Centro Universitário FEI para possibilitar a utilização do MindSphere nos laboratórios de manufatura da Instituição.

A ferramenta consiste em um sistema operacional aberto em nuvem, baseado em Internet das Coisas (IoT), que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital. Além de aproveitar dados de bilhões de dispositivos para encontrar soluções transformadoras em todo o seu negócio, o Mindsphere ainda auxilia no desenvolvimento, implantação e execução de serviços digitais e na criação de aplicativos e modelos de negócios.

Primeira Instituição de ensino a contar com a ferramenta no País

A parceria entre a FEI e a empresa alemã foi possível graças à sua estratégia de digitalização, que como Instituição de referência em indústria 4.0 no país, conta com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, pesquisas e projetos com foco em IoT, o que qualifica seus alunos para atender a uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

A expectativa é que, a partir do segundo semestre, o Mindsphere comece a ser utilizado nas salas de aula e também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Mas, entre os dias 7 e 11 de maio, durante a Expomafe (principal feira do setor metalmecânico na América Latina), a Instituição já apresentará sua primeira solução usando a ferramenta.

Para os professores Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, e Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, a implementação do Mindsphere representa “mais um passo para a consolidação do Centro Universitário FEI como uma referência em Excelência no ensino da Manufatura Avançada e Indústria 4.0”.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X