Steam estaria trabalhando em ferramenta para que jogos do Windows rodem no Linux

Steam estaria trabalhando em ferramenta para que jogos do Windows rodem no Linux

O Linux é reverenciado em muitos aspecto, porém no mundo dos games ele passa longe de ser uma alternativa interessante, porém se depender da Valve, responsável pela Steam, esse panorama irá mudar.

Foram descobertas algumas linhas de código que revelam um serviço chamado Steam Play, que permitiria que jogos para Windows rodem na distro da Valve, a StemOS, sem que os desenvolvedores dos games tenham que promover algum port para o sistema.

Esse burburinho começou a ganhar força no Reddit. Alguns usuários perceberam seções com ocultas, e inclusive uma descrição sobre o tal Steam Play foi encontrado: “O Steam Play instalará automaticamente ferramentas de compatibilidade que permitem que você jogue títulos de sua biblioteca que foram desenvolvidos para outros sistemas operacionais”. 

Além de jogos com suporte oficial a esse conjunto de ferramentas os usuários ainda poderiam testar alguns títulos que ainda não estejam com sua compatibilidade confirmada oficialmente.

A Valve ainda não confirmou a informação, porém a companhia ainda está tentando emplacar o seu sistema e essa poderia ser uma novidade de impacto. Até o momento o catálogo da Steam de jogos compatíveis com o SteamOS conta com 3252 títulos.

De acordo com os próprios dados da edição mais recente da pesquisa de hardware e software da Steam, o Windows representa 96.77% na plataforma – a edição que os gamers mais utilizam é o Windows 10 64-bit (54.40%). O Linux aparece com apenas 0,49%, ficando atrás até do MacOS, que detém 2,66%.

Essa não é a primeira vez que apostam no desenvolvimento de uma forma de fazer jogos para Windows rodarem no Linux. Há, por exemplo, o Wine, uma camada de compatibilidade para execução de softwares Windows no Linux.

Steam
Gabe Newell

O cofundador da Steam, Gabe Newell, é um grande apreciador do Linux e corneteiro do Windows. Na época do lançamento do Windows 8 Newell chegou a declarar que o sistema era uma catástrofe e que faria os desenvolvedores abandonares o Windows.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X