Intel demite seu CEO, Brian Krzanich, devido ao relacionamento com funcionária

Intel demite seu CEO, Brian Krzanich, devido ao relacionamento com funcionária

Brian Krzanich, que desde 1982 era funcionário da Intel, iniciando como engenheiro em uma das fábricas no Novo México, passando por diretor de operações em 2012 e alcançando o concorrido cargo de CEO, em maio de 2013, posto que ocupava até então, foi demitido da gigante de Santa Clara. Investigações internas comprovaram que o executivo mantinha um relacionamento consensual com uma funcionária.

“Dada a expectativa de que todos os funcionários respeitarão os valores da Intel e vão aderir ao código de conduta da empresa, a diretoria aceitou a renúncia de Krzanich”, diz o comunicado da Intel.

Além de perder o posto de CEO, Krzanich também deixou o conselho diretor da Intel. A investigação foi conduzida internamente pela Intel juntamente com um elemento externo. A companhia que completa 50 anos no dia 18 de julho fez questão de frizar que segue uma política rígida, e que todos os funcionários devem respeitar os valores e que sigam o código de conduta.

Fontes próximas à empresa revelaram à CNBC que o relacionamento com esta funcionária aconteceu há algum tempo e já foi terminado. A identidade desta funcionária não foi revelada. Krzanich tem 58 anos e foi o sexto CEO da Intel.

Devido a saída de Krzanich o cargo de CEO será ocupado interinamente por Robert Swan (conhecido como Bob Swan), atual diretor financeiro da companhia. “O conselho acredita fortemente na estratégia da Intel e estamos confiantes na capacidade de Bob Swan de liderar a empresa. Bob tem sido fundamental para o desenvolvimento e a execução da estratégia da Intel, e sabemos que a empresa continuará a executar sem problemas”, declarou Andy Bryant, presidente da Intel.

O último grande capítulo envolvendo a administração de Krzanich, e que acabou pegando mau para o executivo, foi o caso das revelações das falhas de segurança Meltdown e Spectre, que os processadores da Intel enfrentam. 

Em dezembro do ano passado, um mês antes da revelação bombástica dessas falhas, Krzanich vendeu 11 milhões em ações, faturando a bolada de US$ 39 milhões. A Intel tentou botar “panos quentes” na situação alegando que a venda das ações de Krzanich, um mês antes de uma revelação tão impactante, já fazia parte de um plano pré-estabelecido, e que as situações não teriam relação.

Um ponto positivo que a administração de Krzanich deixa, e que será desenrolado pela Intel com força total ao longo do próximo ano, é a tão aguardada transição do processo de fabricação, passando de 14nm para 10nm. A Intel já confirmou que a produção em massa desses chips (Cannon Lake) acontecerá em 2019. 


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X