Processadores Intel baseados em 10nm são adiados para 2019

Processadores Intel baseados em 10nm são adiados para 2019

Mais uma vez a Intel adiou a tão aguardada transição de 14nm para 10n, em seus processadores. No ano passado Brian Krzanich, CEO da Intel, havia confirmado que a produção em massa dos processadores Intel baseados em litografia de 10nm (Cannon Lake) seria iniciada em 2018, porém mais uma vez será jogado pra frente. A produção em larga escala desses chips acontecerá somente em 2019.

A empresa já começou a enviar os primeiros lotes de chips de 10 nm, mas a produção em grande escala desses processadores só começará no próximo ano.

Em 2018 a Intel ainda tem duas novas famílias de processadores para apresentar: Whiskey Lake (voltado para o consumidor final) e Cascade Lake (voltado para o setor corporativo). Ambos baseados em 14nm, porém daquela forma que a Intel vem ressaltando: a microarquitetura refinada. Embora mantenha o mesmo processo de fabricação o amadurecimento no desenvolvimento promove mudanças positivas na performance. De acordo com Krzanich a Intel, ao longo desse ciclo de processadores de 14nm, conseguiu promover melhorias de 70% em seu desempenho.

O motivo real dessa transição estar tão truncada não foi revelado, rumores sugerem que a Intel estaria enfrentando problemas com essa mudança, outra versão, vinda da própria Intel há um tempo atrás como forma de tentar dissipar críticas e especulações sobre o tema, cita a quantidade de transistores, que precisa ser dobrada, e que por isso nem todos os processadores de 10nm são iguais, é preciso ter calma para que seja lançado e cause um verdadeiro impacto. A Intel diz que se essa mudança envolver apenas a redução dos nanômetros sem dobrar o número de transistores estaria em desacordo com o que eles entendem como uma verdadeira evolução.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X